Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Top Ten: soluções técnicas de carros que acabaram virando moda

Eles nasceram funcionais, mas suas formas caíram no gosto do povo e viraram até modismo

Por Fernando Garcia
Atualizado em 27 dez 2020, 00h23 - Publicado em 30 out 2015, 16h38

qr-674-top-ten-01-psd.jpeg?1446234266Portas tesoura 

As Lambo doors são obra de Marcello Gandini, que as usou em 1974 no Lamborghini Countach. Além de ousadas, ajudavam a entrar num carro tão largo em vagas apertadas. Como a visibilidade traseira era ruim, o motorista podia ainda abrir a porta para manobrar de ré.

Fibra de carbono

qr-674-top-ten-02-tif.jpeg?1446234266

Ela estreou nos F-1 para substituir o aço, já que pesa até 60% menos. Sem pintura, seu padrão é inconfundível, como a trama de um tecido. Não demorou para surgirem peças de plásticos que só imitam seu visual.

Retrovisor M3

qr-674-top-ten-03-tif.jpeg?1446234266

Os espelhos fixados por dois finos braços do BMW M3 de 1992 tinham uma função bem definida: melhorar a aerodinâmica. Mas de tão belos acabaram sendo copiados e viraram hit nas lojas de acessórios.

Antena shark (tubarão)

qr-674-top-ten-04-tif.jpeg?1446234266

Posicionada na parte traseira do teto, ela turbina a recepção (especialmente do GPS) sem estragar o visual ou aumentar em excesso a altura do veículo. Nascida nos BMW, tornou-se item de decoração.

Continua após a publicidade

Teto targa

qr-674-top-ten-05-tif.jpeg?1446234266

Em 1967, a Porsche ouviu o boato de que os EUA, seu maior mercado externo, proibiriam a venda de conversíveis. Assim, nasceu o 911 Targa: o arco é fixo, mas o modelo pode ser coberto por um painel removível.

Travas de capô

qr-674-top-ten-06-tif.jpeg?1446234266

Para evitar que o capô de carros de corrida se abrisse por acidente em alta velocidade, alguém criou um pino externo com cabo de aço. A ideia agradou tanto que hoje se vende até trava que é apenas decorativa.

Farol escamoteável

qr-674-top-ten-07-tif.jpeg?1446234266

Inaugurado pelo Cord 810, em 1935, o recurso foi redescoberto pelos esportivos nos anos 80, pois permitia uma frente mais baixa – e uma aerodinâmica superior. No Corvette, foi usado entre 1963 e 2004.

Bolha do Gol GTI 16V

651_gbrasil_04.jpeg?1388950819

Quando o GTI virou 16V (1995), o cabeçote era mais alto, para acomodar as bielas 15 mm mais longas. A VW resolveu trocar o capô por outro com um calombo, que depois virou objeto de culto entre os jovens.

Continua após a publicidade

Scoop no capô

qr-674-top-ten-09-tif.jpeg?1446234266

Com o objetivo de levar mais ar ao motor, popularizou-se nos anos 70 com os pony e muscle car americanos. Com o tempo, virou ícone estético: em 2008, a GM lançou a S10 nacional com scoop sem abertura no capô.

Portas asas de gaivota

qr-674-top-ten-10-tif.jpeg?1446234266

No Mercedes 300 SL de corrida (1952), o chassi tubular invadia até a metade da lateral do veículo. O jeito foi adaptar duas portas de alumínio que abriam pra cima, solução que foi mantida na versão de rua.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.