Top ten: as piores gerações dos melhores modelos
Eles deveriam zelar pelo bom nome, mas envergonharam a linhagem
Ford Thunderbird
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/autowp.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Rival do Chevrolet Corvette, o Thunderbird estreou em 1954 e tornou-se um sucesso. Após sair de linha, em 1997, retornou com visual retrô (foto) cinco anos depois, em sua 11ª geração.
Os puristas não caíram de amores: só viam nele um Jaguar S-Type ou um Lincoln LS, nos quais era baseado.
VW Fusca
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/volkswagen-new-beetle-1998-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Apesar da sobrevida (no Brasil até 1996 e México até 2003), o Fusca deu lugar na Europa ao New Beetle (foto), em 1997. Mas não fez jus à tradição: faltava-lhe o preço baixo e a simplicidade mecânica do original.
Pontiac GTO
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/18whiup2av0ywjpg.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Do icônico muscle car, a quarta geração (foto), de 2004, só tinha o nome – sigla de Grand Tempest Option. Por baixo, era só um Holden Monaro, ou seja, um Omega cupê australiano. Por isso, durou só dois anos.
Porsche 911
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/d3b2653-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Era aclamado pelo estilo único até que, em 1997, veio a geração 996 (foto). O desgosto foi geral, pois ficou parecendo o Boxster, seu irmão mais barato. Para ter cara própria, ganhou novos faróis só três anos depois.
Mercury Cougar
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/carros-vida-curta.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Tração traseira e V8 estão no DNA dos muscle car. Mas o Cougar perdeu a mão em 1998, na sua oitava linhagem (foto). Com a base de Ford Mondeo, trazia tração dianteira e motores V6 e quatro cilindros.
Chevrolet Camaro
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/1280px-1993chevroletcamaroz28-001.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Sem seguir identidade visual dos anteriores, a quarta geração (foto), lançada em 1993, não emplacou. A carroceria estreita e alta não ajudava na estabilidade, e o desenho sem carisma e pouco agressivo manchou a série.
Chevrolet Impala
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/maxresdefault.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Foi a partir da oitava variação (foto), de 1999, que ele foi perdendo o estilo clássico da carroceria de duas portas sem coluna, a tração traseira e os motores V8. Está vivo até hoje, mas sem o glamour do passado.
Toyota Corolla
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/toyota-corolla.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Entre as várias versões da oitava geração pelo mundo, havia uma de faróis redondos e grade perfurada que despertou o ódio geral. Importado para o Brasil em 1997 (foto), ganhou o apelido de Ralador de Queijo.
Ford Taurus
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/96-97_ford_taurus_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em 1996, as linhas ovais estavam por toda parte da carroceria da terceira linhagem (foto), que chocou seu público, acostumado à familiaridade e harmonia que o mercado via no Taurus desde o original, de 1986.
Ford Mustang
![](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/ford-mustang-ii-22.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Todo pony car tem um V8 e carroceria musculosa. Mas na crise do petróleo o Mustang II (foto), de 1974, não seguiu cartilha: linhas atípicas, base do Ford Pinto e motores V6 ou 2.3 de quatro cilindros.