Visão em dobro
![Cizeta Moroder V16T](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/eendagsvliegen-7-e1506094398753-2048x1167.jpg-e1577385772513.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Dos anos 60 aos 80, o farol escamoteável era um recurso comum, até sair de moda devido ao custo mais alto e ao risco extra de falha no mecanismo.
Entre 1991 e 1995, o italiano Cizeta Moroder V16T pegou carona atrasado nessa mania e, para compensar, tratou logo de instalar dois pares móveis.
Motores em ação
![Cizeta Moroder V16T](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/41c5c36ef5e1917b53f33927ad5b9dd4.jpg-e1576603813343.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Alfa Romeo 16C Bimotore virou história por ter dois motores: 3.2 e oito cilindros cada. Era tão surreal quanto bater Mercedes e Auto Union num Grand Prix de 1935.
Imprevisível na curva e instável na reta, gastava tanto pneu que numa prova os traseiros foram trocados oito vezes.
Estoques de alta liquidez
![Jaguar XJ](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/582a038d0e216302700e6493jaguar-xj6-1987-6.jpeg-e1576604102614.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Herdado do Jaguar Mark X, os dois tanques de gasolina do XJ se tornariam o diferencial do sedã de maior sucesso da marca britânica.
Somando 105 litros, são abastecidos por dois bocais logo atrás da coluna C, com direito a uma chave própria para cada bocal.
O prevenido vale por dois
![Eight-90 Ambassador](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/1931_nash_ambassador_sedan_front.jpg-e1576604349104.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Inventado em 1904 no País de Gales, o estepe permitia a troca em vez do reparo numa época de estradas esburacadas e cheias de pedras.
Mas a americana Nash não poupou esforços e colocou logo dois estepes nos para-lamas dianteiros do Eight-90 Ambassador de 1931.
Opinião dividida
![12108373.jpg](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/12108373.jpg-e1576604510957.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A icônica janela bipartida do Fusca adotada em 1938 se tornaria marca registrada e duraria até 1954.
Batizada de Split Window (janela dividida), a parte central reduzia a visibilidade, o que fez com que muitos trocassem tudo por uma peça única oval.
Cobertura dúplex
![Corvette 3g](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/8626315113_cf6eb42c42_o.jpg-e1576605164271.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O targa (semiconversível) une o prazer do vento no rosto com a segurança da roll bar (barra anticapotagem).
A Porsche batizou o recurso com o nome da corrida na Sicília, mas a GM inovou ao criar duas seções desmontáveis na terceira geração do Corvette (1968).
Abre a porteira, Toro
![fiat_toro_freedom_flex_045.jpg](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/fiat_toro_freedom_flex_045.jpg-e1576605412530.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Fiat Toro inovou com o sistema de abertura da tampa da caçamba.
São duas folhas do tipo porta de celeiro, que conta com uma maçaneta embutida ao centro. Após puxá-la, a porta da esquerda se abre. Depois basta puxar uma alavanca na da direita para destravar.
Giro duplo
![Covini C6W](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/pondo-nos-eixos.jpg-e1576605663268.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Todo superesportivo é exótico, mas poucos ganham do italiano Covini C6W: ele tem dois eixos dianteiros!
Com motor V8 4.4 de 434 cv, o cupê de 2004 foi criado por Ferruccio Covini, que defendia que o recurso garantia maior segurança e conforto. E menos estilo, é claro!
Bagagem extra
![Porsche Boxster](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/porsche-image.jpg-e1576605833942.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Porsche Boxster pode não ser um 911, mas tem seus predicados.
O espaço para bagagem, para um esportivo, é um deles. Graças à posição do motor central, existem dois porta-malas, que somam 260 litros, mesmo volume de um Palio, ou 130 litros a mais que um 911.
Que brisa!
![Screen Shot 2019-11-22 at 9.32.30 AM.png](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/screen-shot-2019-11-22-at-9.32.30-am.png-e1576606072508.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No Brasil dos anos 70, o ar-condicionado era algo raro.
A salvação eram os quebra-galhos, digo quebra-ventos, que logo viraram item de série. Por isso, as primeiras VW Variant receberam algo ainda mais raro: um par extra de quebra-ventos nas janelas traseiras.