Cena clássica: um brasileiro em Buenos Aires olhando com cara de estranhamento para um Suzuki Fun, versão do nosso Chevrolet Celta rebatizada com a insígnia da marca japonesa no país vizinho.
Este não é o único exemplo de modelos que recebem outros nomes e logotipos de outros fabricantes de acordo com o mercado no qual são comercializados. Este Top Ten relembra mais exemplos:
Strada duplicada
![Top Ten Strada](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-strada.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Responda rápido: que picape é essa na cor vermelha? Se você disse Strada, errou feio, pois para os mexicanos ela não é um modelo da Fiat, e sim da Ram, marca voltada a utilitários do grupo FCA. A Ram 750 é vendida por lá desde 2016 com cabine simples e dupla e um motor 1.6 E.torQ de 115 cv.
Dublê de forasteiro
![Top ten 1](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Produzido na base do Impreza desde 1997, o Subaru Forester ganhou o mundo e cativou fãs pela confiabilidade japonesa. Mas na Índia foi vendido como Chevrolet, até a GM deixar a participação acionária na empresa controladora da Subaru, em 2000.
Sushi com chucrute
![Top Ten Volkswagen Taro](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-amarok.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quem achava que a primeira picape média da Volkswagen foi a Amarok se enganou. Oficialmente foi a Taro, feita em 1989 para a Europa. Na verdade, era uma Toyota Hilux com logotipo VW – e durou até 1997. Curiosamente, hoje Amarok e Hilux brigam nos mesmo mercados.
Eu não sa(a)bia!
![Top Ten Subaru](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-subaru.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Subaru Impreza é reverenciado desde os anos 90, mas com seu clone de segunda geração (na essência, um Saab 9-2x), a história era outra. Pouco lembrado, foi vendido nos EUA (2005 e 2006) com motores 2.5 e 2.0 turbo e ganhou o apelido de Saabaru.
Melhor levar no esportivo
![Top Ten Mitsubshi](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-mitsubshi.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para conseguir vender o Mitsubishi 3000 GT nos EUA, a marca japonesa se aliou à Chrysler, o que rendeu à americana bons frutos como o Dodge Stealth, o mesmo carro com leves alterações. Até a motorização, 3.0 V6 (223 cv) e biturbo (300 cv), era igual.
Sedã de atitude
![Top Ten Attrage](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-attrage.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Lançado em 2013, o Mitsubishi Attrage ganhou, dois anos depois, uma variação no mercado mexicano, o Dodge Attitude, que substituiu a segunda geração do sedã, que também não era um americano de origem: antes ele era um Hyundai Accent.
Deixa de Rodeo!
![Top Ten Rodeo Honda](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-rodeo-honda.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como os SUVs cresciam nos EUA dos anos 90, a Isuzu emprestou o Rodeo à Honda, que já tinha imagem forte nesse mercado. Com motores 2.6 ou V6 3.2 e tração 4×4, o Passport era o que faltava para a fabricante japonesa “voar” no segmento.
Caramba… Digo, caçamba!
![Top Ten Nissan](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-nissan.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Frontier, Navara e NP300 são nomes alternativos da picape da Nissan. Mas nos EUA ela era vendida também pela Suzuki e se chamava Equator. Com cabine estendida ou dupla, raramente vendeu 200 unidades ao mês enquanto foi produzida (2008 a 2012).
Até tu, Honda?
![Top Ten Honda](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-honda.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No crescimento dos SUVs na década de 90, a Honda tinha de garantir o seu: fez parceria com a Land Rover, que cedeu o Discovery. Nascia o Crossroad, o único “Honda” com motor V8. Sua produção no Japão acabou em 1994, quando a BMW comprou a Rover.
Um estranho ninho
![Top Ten Chevrolet](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/top-ten-chevrolet.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Motor boxer e tração 4×4 são atributos que todo purista busca nos Subaru. Porém, com seu Traviq, tudo mudou de figura. Pudera, ele não passava de um Opel Zafira com motor de 2,2 litros e tração dianteira feito na Tailândia com logotipo da marca japonesa.