No fim de abril, o Toyota Corolla Cross 2025 foi lançado com marcando a estreia do primeiro facelift do SUV. Houve uma mudança visual expressiva na dianteira e pequena alteração no motor 2.0 aspirado que equipa as versões mais baratas. A gama de versões foi mantida, com três versões a combustão e duas híbridas. Mas uma é mantida em sigilo.
Quem acessa o site oficial da Toyota só encontra duas versões equipadas com o motor 2.0: a XRE e a XRX. Não há qualquer menção para o Corolla Cross XR, que custa R$ 164.990 e tem, de série, ar-condicionado automático, sete airbags, faróis em leds, câmera de ré, sensores traseiros e os assistentes de condução, como piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa e de colisão traseira com frenagem autônoma de emergência.
O Corolla Cross XR ainda tem com retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis com acendimento automático, freio de estacionamento eletrônico com autohold, sistema multimídia com tela de 9″ com conexão sem fio e farol alto automático.
Questionamos a Toyota sobre a situação do Corolla Cross mais barato, que nos respondeu por meio de nota oficial:
A Toyota do Brasil valoriza a transparência e o compromisso com todos os seus clientes. A decisão de não incluir a versão XR do Corolla Cross 2025 no configurador do nosso site se deve a uma estratégia de mercado específica, focada em otimizar a experiência de nossos diferentes públicos-alvo.
A versão XR é comercializada especialmente para atender às necessidades do segmento de vendas diretas, que inclui empresas, frotistas e outros clientes corporativos, proporcionando um conjunto de características e benefícios que são particularmente atraentes para esses consumidores. No entanto, reconhecemos que consumidores finais também podem se interessar por essa versão, razão pela qual ela está disponível para compra através de nossos canais tradicionais de vendas com prazos que devem ser consultados.
Nesse caso, a versão mais barata não só existe como pode ser comprada por qualquer pessoa, apesar de ser mais voltada para venda direta.
Dos assistentes de segurança, O Corolla Cross XR 2025 fica devendo o sensor de ponto cego, bancos de couro, lanternas com iluminação de leds e seu quadro de instrumentos ainda é o antigo de 7” com mostradores analógicos ao lado. O novo, de 12,3”, só está disponível a partir da versão acima, a XRE, que custa R$ 178.590, uma diferença de R$ 13.600.
O Corolla Cross XRE ganha, ainda, aletas para trocas de marchas sequenciais, chave presencial com partida por botão, bancos em couro, linhas dinâmicas na câmera de ré, sensor de chuva, carregador por indução e sensores de estacionamento.