Toyota Corolla mais potente do mundo custa R$ 820.000 e só anda na pista
O Toyota Corolla TCR com motor Lexus 2.0 turbo de 340 cv é preparado apenas para competições e dez unidades serão entregues em 2023
Ter o sobrenome GR, abreviação de Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, já atrai a atenção dos entusiastas de esportivos por todo mundo. Mas é possível ir além. O Corolla TCR fabricado na Argentina acaba de ter sua primeira unidade finalizada e pode ser considerado o Corolla mais esportivo do mundo.
Trata-se de um carro de rua completamente adaptado para competição. Como o próprio nome diz esse Corolla é destinado ao campeonato Internacional de Carros de Turismo – o TCR South America 2023, série regional dessa categoria reconhecida pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O primeiro carro foi entregue à equipe Paladini Racing , que vai correr todo o campeonato. A estreia será no dia 26 de março no autódromo de Cabalén (Córdoba), com os pilotos Juan Ángel “Colo” Rosso e Fabián “Patito” Yannantuoni.
A entrega do carro foi feita nas oficinas de Córdoba. Darío Ramonda , diretor da Toyota Gazoo Racing Argentina, realizou a cerimônia simbólica junto com Víctor Rosso, diretor da Paladini Racing.
Antes da corrida de Córdoba, a Toyota planeja entregar mais cinco carros para equipes privadas que correm na TCR. A meta para 2023 é produzir um total de dez unidades, com a entrega de outras quatro previstas para o meio do ano.
O que é o Corolla TCR?
É o Corolla mais esportivo da história e é fabricado na Argentina, único país que produzirá este modelo para exportação para outros mercados. A fábrica de Zárate fornecerá o Corolla TCR a equipes de todo o mundo que queiram competir com um Toyota nos diferentes campeonatos regionais da Série TCR.
Ele faz parte do seleto grupo de carros de competição produzidos pelas montadoras da Argentina e oferecidos aos pilotos particulares, formado pelo Torino 380W TC e o Peugeot 208 Rally4.
O conjunto mecânico é formado por um motor Lexus 2.0 turbo-after de quatro cilindros que rende até 340 cv e 41,8 kgfm, com câmbio sequencial Sadev de seis marchas e tração dianteira.
E vem de série com diferencial autoblocante, freios a disco nas quatro rodas e todas as medidas de segurança homologadas pela FIA.
E como já era esperado esse é um dos Corolla mais caros de todos os tempos: custa 148.500 euros, o equivalente a R$ 820.000. E, é claro, que ele só pode andar em pistas, não recebe homologação para as ruas.