Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota está criando novo câmbio automático que pode equipar GR Corolla

Segundo Akio Toyoda, novo câmbio DAT será revolucionário e muito mais rápido que os convencionais e já está sendo testado em corridas

Por João Vitor Ferreira
12 out 2023, 21h02
Toyota GR Corolla Brasil
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Um dos principais charmes do Toyota GR Corolla é a sua caixa de câmbio exclusivamente manual. Para muitos, essa é a maneira certa de se dirigir um esportivo, sentindo o carro e usando toda a sua habilidade para passar as marchas no momento certo. Mas para deixar os gearheads de cabelo em pé, a montadora está desenvolvendo um novo câmbio manual, exclusivo para os seus carros esportivos.

Já faz pelo menos um ano que a Toyota está trabalhando na “Transmissão Direta Automática”, ou DAT na sigla inglês. Em 2022, ela foi usada em um GR Corolla durante o evento Gazoo Rally Racing Challenge, que aconteceu no Japão. Mais recentemente, no mês passado, ela também foi testada durante o Super Taikyu Series, o principal campeonato de enduro do japonês.

GR COROLLA 2024
GR Corolla está disponível apenas com câmbio manual, mas a chegada do DAT pode mudar isso (Divulgação/Toyota)

E se ela for tão boa quanto o ex-CEO e atual Presidente do Conselho da Toyota, Akio Toyoda, diz, talvez até mesmo o maior dos puristas resolva dar uma chance. “Eu realmente quero que isso aconteça, e que muitas pessoas dirijam esses carros. Por exemplo, aqueles que dirigem apenas automáticos podem desfrutar do automobilismo. Eles podem experimentar os diferentes sons e sensações ao subir e descer de marcha”.

Continua após a publicidade

Porém seu desenvolvimento ainda vai demorar um pouco. Mesmo já sendo testada nas pistas, Toyoda afirma que “ainda há muitos obstáculos” até ela estar pronta. Também é possível que primeiro a DAT seja usadas nos carros de corrida da Gazoo Racing, para só depois ser introduzida nos modelos de rua da Toyota.

Yaris GR
Para o ex-CEO da Toyota, Akio Toyoda, trocas manuais do GR Yaris são muito lendas e fazem ele perder um tempo precioso (Divulgação/Quatro Rodas)

A promessa é que o sistema ofereça muita velocidade nas trocas: “não há perda de tempo nas trocas de marcha”, diz Akio Toyoda sobre a DAT. Mas até que ela esteja efetivamente pronta, o neto do fundador da Toyota continuará “perdendo um tempo precioso” usando o tradicional câmbio manual do seu GR Yaris.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Se mesmo com as promessas de um sistema eficiente, você ainda prefere o câmbio manual, há uma luz no fim do túnel. Em alguns modelos esportivos, a Toyota oferece as duas opções de câmbio. É o caso do GR Supra, que pode vir tanto com o câmbio manual de seis marchas ou automático de 8. Já o GR Yaris pode ir pelo mesmo caminho e ganhar um câmbio automático, também de 8 velocidades, em 2024. 

GR SUPRA
O GR Supra é um dos poucos esportivos da Toyota com as duas opções de câmbio (Divulgação/Toyota)

Resta saber o que a montadora japonesa tem preparado para o “nosso” GR Corolla ou se têm planos de trazer outros de seus esportivos para o Brasil. Mas dessa vez, com opções de câmbio que agrade gregos e troianos. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.