Toyota está criando novo câmbio automático que pode equipar GR Corolla
Segundo Akio Toyoda, novo câmbio DAT será revolucionário e muito mais rápido que os convencionais e já está sendo testado em corridas
Um dos principais charmes do Toyota GR Corolla é a sua caixa de câmbio exclusivamente manual. Para muitos, essa é a maneira certa de se dirigir um esportivo, sentindo o carro e usando toda a sua habilidade para passar as marchas no momento certo. Mas para deixar os gearheads de cabelo em pé, a montadora está desenvolvendo um novo câmbio manual, exclusivo para os seus carros esportivos.
Já faz pelo menos um ano que a Toyota está trabalhando na “Transmissão Direta Automática”, ou DAT na sigla inglês. Em 2022, ela foi usada em um GR Corolla durante o evento Gazoo Rally Racing Challenge, que aconteceu no Japão. Mais recentemente, no mês passado, ela também foi testada durante o Super Taikyu Series, o principal campeonato de enduro do japonês.
E se ela for tão boa quanto o ex-CEO e atual Presidente do Conselho da Toyota, Akio Toyoda, diz, talvez até mesmo o maior dos puristas resolva dar uma chance. “Eu realmente quero que isso aconteça, e que muitas pessoas dirijam esses carros. Por exemplo, aqueles que dirigem apenas automáticos podem desfrutar do automobilismo. Eles podem experimentar os diferentes sons e sensações ao subir e descer de marcha”.
Porém seu desenvolvimento ainda vai demorar um pouco. Mesmo já sendo testada nas pistas, Toyoda afirma que “ainda há muitos obstáculos” até ela estar pronta. Também é possível que primeiro a DAT seja usadas nos carros de corrida da Gazoo Racing, para só depois ser introduzida nos modelos de rua da Toyota.
A promessa é que o sistema ofereça muita velocidade nas trocas: “não há perda de tempo nas trocas de marcha”, diz Akio Toyoda sobre a DAT. Mas até que ela esteja efetivamente pronta, o neto do fundador da Toyota continuará “perdendo um tempo precioso” usando o tradicional câmbio manual do seu GR Yaris.
Se mesmo com as promessas de um sistema eficiente, você ainda prefere o câmbio manual, há uma luz no fim do túnel. Em alguns modelos esportivos, a Toyota oferece as duas opções de câmbio. É o caso do GR Supra, que pode vir tanto com o câmbio manual de seis marchas ou automático de 8. Já o GR Yaris pode ir pelo mesmo caminho e ganhar um câmbio automático, também de 8 velocidades, em 2024.
Resta saber o que a montadora japonesa tem preparado para o “nosso” GR Corolla ou se têm planos de trazer outros de seus esportivos para o Brasil. Mas dessa vez, com opções de câmbio que agrade gregos e troianos.