Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota FJ Cruiser: o descendente sofisticado do Bandeirante

Visual de utilitário esportivo futurista e conforto e desempenho de sedã

Por Igor Thomaz
Atualizado em 23 nov 2016, 21h04 - Publicado em 18 Maio 2016, 20h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota FJ Cruiser
    Apesar do aspecto bruto, o FJ trata os passageiros com suavidade ()

    * A Toyota anunciou nesta semana que o FJ Cruiser deixará de ser fabricado mundialmente, após exatos 10 anos de produção. Para lembrar de um dos modelos mais desejados que jamais foram importados oficialmente para o Brasil, vamos rever o Impressões ao Dirigir publicado pela QUATRO RODAS na época de seu lançamento.

    Essa cara é familiar… Os faróis redondos e o formato da grade lembram o visual do antigoToyota Bandeirante, fabricado durante décadas no Brasil. Mas, com exceção do sobrenome, o moderno FJ Cruiser não tem nada a ver com seu saudoso parente. Além do porte imponente, o jipão tem desenho impressionante, que mais parece o de um carro-conceito. Ainda mais reforçado pela combinação de cores, como você pode conferir nas fotos da versão avaliada: carroceria amarela com capota branca e pára-choques que combinam o preto fosco com o cinza.

    Toyota FJ Cruiser
    A larga coluna B e os para-lamas angulosos dão personalidade ? lateral do jipe ()

    Visto de fora, o FJ Cruiser parece ter apenas duas portas. É que as traseiras são menores e não têm maçanetas externas. São discretas mas não convencionais: elas têm abertura invertida, as chamadas “portas suicidas”.

    Toyota FJ Cruiser
    Portas suicidas facilitam o acesso ao exíguo espaço traseiro ()

    Mas nem só de estética é feito o modelo da Toyota, que é trazido pelo importador paulista Forest Trade e vendido por 85.000 dólares (em agosto de 2006, o equivalente a R$ 181.560). O FJ Cruiser oferece conteúdo e conforto, ao contrário de seu antigo ancestral nacional. A boa vida a bordo é garantida não só pelos bancos anatômicos, mas também pelo motor V6 4.0 24V a gasolina, que tem funcionamento silencioso e sem vibrações. Com 240 cavalos de potência e 38,4 mkgf de torque, ele roda o tempo todo com suavidade.

    Continua após a publicidade
    Toyota FJ Cruiser
    Os 240 cv do motor V6 tiram de letra as quase 2 toneladas ()

    E não pense que o câmbio automático é daqueles longos demais, nos quais o silêncio e a suavidade são valores a abater do prazer de dirigir. Em nosso test drive, as marchas (são cinco) se revezaram com bastante eficiência, deixando sempre o motor em estado de alerta. Com o pé “leve”, a condução é tranqüila, mas basta pressionar o acelerador com mais força para perceber a redução de uma ou duas marchas, recuo suficiente para o pesado FJ Cruiser avançar com rapidez. O FJ é quase tão esperto quanto um sedã de mesma motorização.

    Na cidade, o conforto também é garantido pelos pneus largos, nas medidas 265/70 R17. Só mesmo uma cratera para perturbar o sossego do motorista. De quebra, os pneus – e a suspensão bem calibrada – garantem boa estabilidade nas curvas.

    Para os que têm espírito aventureiro, o FJ Cruiser se apresenta preparado para as trilhas: ele conta com tração 4×4 longa e reduzida, bloqueio do diferencial traseiro e controle ativo da tração, tudo para ajudar o desbravador a não atolar.

    Toyota FJ Cruiser
    Console da cor do carro, som de primeira e equipamentos para navegar por insrtumentos ()

    Na cabine, os destaques ficam para o bom acabamento, o sistema de som de alta qualidade, com direito a disqueteira de painel e até um potente subwoofer, e os instrumentos no topo do painel (bússola, indicador da temperatura externa e inclinômetro). Como se vê, diante do luminoso FJ Cruiser, nosso velho Toyota Bandeirante só é mesmo uma pálida lembrança.

    Toyota FJ Cruiser

    Veredicto

    Uma boa associação de jipão 4×4 com visual de chamar atenção. Se seu gosto se enquadra nisso, essa novidade é uma boa pedida. De quebra, o porte do FJ Cruiser impõe respeito no trânsito.

    Ficha Técnica
    Motor: dianteiro, longitudinal, V6, 24V, 3956 cm3, 240 cv a 5200 rpm, 38,4 mkgf a 3700 rpm
    Câmbio: automático de 5 marchas
    Dimensões: comprimento, 467 cm; largura, 190 cm; altura, 183 cm; entreeixos, 269 cm; peso, 1 946 kg
    Principais itens de série: controle de estabilidade, ABS, airbags, ar-condicionado, lanternas auxiliares nos retrovisores, tomada de força no porta-malas
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.