Nem todo carro precisa ter centenas de cavalos para ser esportivo e divertido. O Toyota GT86 era a prova perfeita disso e sua nova geração, o Toyota GR 86, promete continuar defendendo a mesma causa. O nome só mudou para fazer alusão à Gazoo Racing e se unir aos GR Supra e GR Yaris.
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Desenvolvido em conjunto com a Subaru, que revelou a nova geração do BRZ há alguns meses, o Toyota GR 86 ainda é um pequeno esportivo de duas portas com tração traseira. O foco desta nova geração foi a redução do peso, usado teto e painéis da carroceria em alumínio para chegar aos 1.270 kg. A rigidez torcional aumentou em 50%.
Esteticamente, tem a mesma silhueta e as mesmas medidas de antes. Sua grade dianteira ficou maior e retangular, enquanto o novo para-choque deixa a frente mais longa e os faróis aumentaram e ganharam luzes diurnas de leds. De frente, parece um mini-Supra. A traseira ainda ganhou lanternas mais envolventes.
O interior não muda tanto seus traços originais, mas recebeu central multimídia de 8 polegadas e quadro de instrumentos com uma tela de 7 polegadas. Mas o que importa aqui é que o freio de mão é manual e tem posição perfeita para drift e os pedais estão em posição adequada para fazer punta-tacco.
O Toyota GR 86 tem meros 4,26 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,31 m de altura e entre eixos de 2,57 m. Vale salientar que a suspensão é do tipo McPherson na dianteira e independente duplo-a na traseira.
A parte mais interessante é que o motor, com DNA Subaru, está maior. Trata-se de um 2.4 boxer (com cilindros contrapostos) aspirado em vez do antigo 2.0. Ele ainda tem injeção direta e indireta para chegar aos 235 cv. O câmbio é manual de seis marchas e, como já dito, a tração é traseira. Com esse conjunto, vai de zero a 100 km/h em 6,3 segundos.
Mesmo renovado e com novo nome, o Toyota GR 86 ainda é daqueles carros que merecem um espaço em nossa garagem dos sonhos – mesmo sem qualquer possibilidade de ele ser lançado no Brasil.
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