Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota GR Corolla tem 304 cv, é manual e fará escândalo nas ruas do Brasil

Um carro de corrida adaptado para as ruas, novo Toyota GR Corolla promete trazer emoção ao lendário modelo e será importado ao Brasil

Por Eduardo Passos
Atualizado em 6 Maio 2022, 15h54 - Publicado em 1 abr 2022, 08h35
Toyota GR Corolla é, essencialmente, um carro de corrida que será vendido normalmente nas concessionárias
Toyota GR Corolla é, essencialmente, um carro de corrida que será vendido normalmente nas concessionárias (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Consolidando uma renovação surpreendente, a Toyota apresentou a inédita versão esportiva do Corolla hatch. O novo Toyota GR Corolla está confirmado para o mercado brasileiro, onde promete esbanjar seus números legitimamente esportivos. O lançamento atende ao desejo do presidente da marca, que queria “trazer de volta o Corolla que cativa nossos consumidores”.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A chegada do modelo, anunciado nesta quinta-feira (31), também reforça o plano da japonesa de divulgar a Gazoo Racing, sua divisão automobilística. Entre modelos mais ou menos “envenenados”, caberá às versões sedã e SUV do Corolla serem esportivados. O Corolla hatch, com mecânica de alto nível, será importado, dado o preço que a brincadeira terá.

Toyota GR Corolla
(Divulgação/Toyota)

Recorde de potência

Logo de cara já impressiona o motor 1.6 turbo do modelo, compartilhado com o ainda mais esportivo GR Yaris — que não virá mais para cá. O GR Corolla utiliza os três cilindros em linha para atingir 304 cv e 37,4 kgfm, muito bem aproveitados pela tração integral e pelo câmbio manual de seis marchas. 

Continua após a publicidade
Toyota GR Corolla
(Divulgação/Toyota)
Toyota GR Corolla
(Divulgação/Toyota)

Quem não troca de marcha como um piloto “raiz”, entretanto, conta o rev match, que mantém as rotações ideais mesmo com o pé na embreagem. Também há modos esportivo e próprios para circuitos fechados, onde o diferencial de deslizamento da Torsen faz diferença.

Escape triplo foi necessário para atingir os 304 cv, e talvez seja um dos únicos pontos de crítica dos fãs
Escape triplo foi necessário para atingir os 304 cv, e talvez seja um dos únicos pontos de crítica dos fãs (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Disponível nos dois eixos, o Torsen dá ideia da riqueza mecânica do compacto, que compartilha essa peça com o Ford Mustang Mach 1, por exemplo. As rodas de aro 18 também são requintadas, com uso de pneus Michelin Pilot Sport 4S.

Teto é feito com fibra de carbono
Teto é feito com fibra de carbono (Divulgação/Toyota)

Nada de blefe

Com tamanha exigência mecânica, o GR Corolla conta com visual que, além de agressivo, é totalmente funcional. Feito na base do Corolla Sport, o esportivo mantém as quatro portas, mas alargou suas bitolas para melhor performance.

Entradas de ar ajudam a resfriar discos de freio
Entradas de ar ajudam a resfriar discos de freio (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

À moda do GR 86, a grade frontal do novo modelo é bem larga, favorecendo a admissão de ar. As entradas na lateral do para-choque são totalmente funcionais, e cumprem a missão de arrefecer os freios a discos ventilados. Papel semelhante têm os scoops do capô e, para economia de peso, o teto do veículo é feito em fibra de carbono. 

Quadro de instrumentos digital tem layout feito por pilotos de corrida
Quadro de instrumentos digital tem layout feito por pilotos de corrida (Divulgação/Toyota)

Interior

O conforto dos ocupantes é favorecido pela alta rigidez da carroceria. A suspensão também se destaca, com uso de duplos A no eixo traseiro e componentes ajustados para toda a demanda do Corolla mais nervoso de todo.

Toyota GR Corolla
Freio de mão com alavanca (e tração integral) são prato cheio para drift (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Como carros de corrida não são feitos para o luxo, o novo membro da Gazoo Racing foca em funcionalidade: o câmbio é curto para favorecer trocas rápidas e o câmbio de mão em alavanca alimenta a imaginação dos mais habilidosos.

Brasil terá um novo Corolla — importado e altamente esportivo
Brasil terá um novo Corolla — importado e altamente esportivo (Divulgação/Toyota)

O quadro de instrumentos digital é exclusivo da linha e foi desenvolvido com ajudas de pilotos. Os profissionais orientaram desde a escolha das informações que aparecem até a posição dos mostradores.

Com chegada ao Brasil prevista para o ano que vem, o Toyota GR Corolla deve superar os R$ 200.000, mas não há preço oficial divulgado nem no exterior.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.