Consolidando uma renovação surpreendente, a Toyota apresentou a inédita versão esportiva do Corolla hatch. O novo Toyota GR Corolla está confirmado para o mercado brasileiro, onde promete esbanjar seus números legitimamente esportivos. O lançamento atende ao desejo do presidente da marca, que queria “trazer de volta o Corolla que cativa nossos consumidores”.
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A chegada do modelo, anunciado nesta quinta-feira (31), também reforça o plano da japonesa de divulgar a Gazoo Racing, sua divisão automobilística. Entre modelos mais ou menos “envenenados”, caberá às versões sedã e SUV do Corolla serem esportivados. O Corolla hatch, com mecânica de alto nível, será importado, dado o preço que a brincadeira terá.
Recorde de potência
Logo de cara já impressiona o motor 1.6 turbo do modelo, compartilhado com o ainda mais esportivo GR Yaris — que não virá mais para cá. O GR Corolla utiliza os três cilindros em linha para atingir 304 cv e 37,4 kgfm, muito bem aproveitados pela tração integral e pelo câmbio manual de seis marchas.
Quem não troca de marcha como um piloto “raiz”, entretanto, conta o rev match, que mantém as rotações ideais mesmo com o pé na embreagem. Também há modos esportivo e próprios para circuitos fechados, onde o diferencial de deslizamento da Torsen faz diferença.
Disponível nos dois eixos, o Torsen dá ideia da riqueza mecânica do compacto, que compartilha essa peça com o Ford Mustang Mach 1, por exemplo. As rodas de aro 18 também são requintadas, com uso de pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Nada de blefe
Com tamanha exigência mecânica, o GR Corolla conta com visual que, além de agressivo, é totalmente funcional. Feito na base do Corolla Sport, o esportivo mantém as quatro portas, mas alargou suas bitolas para melhor performance.
À moda do GR 86, a grade frontal do novo modelo é bem larga, favorecendo a admissão de ar. As entradas na lateral do para-choque são totalmente funcionais, e cumprem a missão de arrefecer os freios a discos ventilados. Papel semelhante têm os scoops do capô e, para economia de peso, o teto do veículo é feito em fibra de carbono.
Interior
O conforto dos ocupantes é favorecido pela alta rigidez da carroceria. A suspensão também se destaca, com uso de duplos A no eixo traseiro e componentes ajustados para toda a demanda do Corolla mais nervoso de todo.
Como carros de corrida não são feitos para o luxo, o novo membro da Gazoo Racing foca em funcionalidade: o câmbio é curto para favorecer trocas rápidas e o câmbio de mão em alavanca alimenta a imaginação dos mais habilidosos.
O quadro de instrumentos digital é exclusivo da linha e foi desenvolvido com ajudas de pilotos. Os profissionais orientaram desde a escolha das informações que aparecem até a posição dos mostradores.
Com chegada ao Brasil prevista para o ano que vem, o Toyota GR Corolla deve superar os R$ 200.000, mas não há preço oficial divulgado nem no exterior.