Toyota Hilux híbrida estreia em 2024 com mesmo motor 2.8 turbodiesel
Motor turbodiesel de 204 cv foi adaptado para receber sistema híbrido de 48 volts, melhorando o consumo e o desempenho
Enquanto a principal novidade recente da Toyota Hilux 2024 no Brasil é a adição de uma nova versão que mistura luxo e esportividade, na Europa os consumidores terão mais para aproveitar. Isso porque a fabricante detalhou como será a primeira versão híbrida da picape, que chegará por lá na metade de 2024.
A Hilux Hybrid traz o mesmo motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,98 kgfm, mas que foi adaptado para receber a ajuda de um sistema híbrido de 48 volts. Com isso, ela ganha um motor gerador acionado por correia, que nas desacelerações alimenta um pequena bateria de lítio que pesa meros 7,6 kg e está instalada sob o banco traseiro.
A adição do sistema elétrico ajuda a melhorar as acelerações e, quando totalmente carregada, seja pelo gerador ou pela energia regenerada nas frenagens, a bateria contribui com até 16 cv e 6,62 kgfm. A eficiência da Hilux também melhora em 5%, de acordo com a Toyota, que não revelou os números de consumo da versão híbrida.
Outro detalhe é que a picape é compatível com o diesel HVO100, um tipo de biodiesel feito a partir de óleo vegetal, contribuindo ainda mais para diminuir as emissões de CO2.
Mesmo com o novo trem de força híbrido as capacidades da Hilux não mudam. Ela continua podendo carregar até 1.000 kg de carga útil e 3.500 kg no reboque. A melhoria, segundo a Toyota, ocorre na resposta da aceleração e no desempenho da frenagem.
Quem gosta de off-road pode ficar tranquilo, pois a montadora também confirma que a condução está mais suave tanto na pista, quanto no fora de estrada. E graças à impermeabilização dos componentes do sistema elétrico, é possível passar por áreas alagadas com até 700 mm de profundidade.
Não há o que falar do visual, pois a Toyota não fez questão nenhuma de identificar a versão eletrificada. Diferente de como ocorre no Corolla híbrido que temos no Brasil, por exemplo, onde os contornos do logo ficam azuis e o emblema Hybrid aparece na traseira, a Hilux segue exatamente igual à versão puramente a combustão. Mas vale falar que ela será disponibilizada exclusivamente com cabine dupla.
Porém, a Toyota deu alguns upgrades nos equipamentos. O principal é o novo sistema Mult-Terrain Select que oferece os modos de condução Mud, Sand, Dirt, Deep Snow e Rock. O sistema de auxílio à condução também foi melhorado, ficando igual à da Hilux com especificação japonesa.
Ou seja, agora o sistema de frenagem autônoma agora consegue identificar melhor pedestres durante à noite e ciclistas durante o dia, além de melhorar a visualização de obstáculos em cruzamentos e curvas. Já o assistente de troca de faixas consegue perceber as faixas de acostamento.
O controle de cruzeiro adaptativo está mais responsivo quando o motorista precisa mudar a velocidade rapidamente, além de reduzir a velocidade automaticamente antes das curvas. Por fim, os faróis altos automáticos podem apagar ou diminuir a intensidade de LEDs específicos do farol ao identificar um motorista vindo na direção contrária, eliminando a necessidade do motorista precisar mudar para o facho baixo manualmente.
Por dentro, a única novidade é na central multimídia de 8’’, agora com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de ter ganhado sistema de navegação via internet e assistente de voz para controlar algumas funções do veículo. Para quem gosta de praticidade, as versões mais caras ainda terão integração com smartphone, permitindo destrancar o veículo ou ligar o ar-condicionado, por exemplo, pelo celular
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