Toyota Hilux ‘monstro’ tem motor V12, mais de 540 cv e torque de caminhão
A picape foi especialmente modificada para competir na corrida dos sonhos de seu dono
Alguns fazem de tudo para realizar os seus sonhos. O de Francois Fritz, da FatBoy Fab Works, por exemplo, era o de competir na Simola Hillclimb, uma corrida de escalada que aconteceu no início do mês na África do Sul.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Para isso, ele pegou sua Toyota Hilux 2012 e transformou ela em um monstro. Inspirado na história de uma minivan Toyota Hiace V12, ele decidiu fazer a mesma transformação mecânica em sua picape. Mas antes de substituir o motor original 3.0 turbodiesel, Fritz adicionou um par de turbos gêmeos ao conjunto. Com essa configuração, a picape passou a ter quase 288 cv e 69,2 kgfm.
Mesmo com tanta potência, ainda não era o suficiente. O próximo passo foi trocar o motor. O escolhido foi o V12 5.0 1GZ-FE doado por um Toyota Century (o carro mais luxuoso da fabricante japonesa), que também cedeu a transmissão automática de 4 velocidades.
Para completar o conjunto, dois turbocompressores Garrett GT35, rodas de liga leve com pneus mais aderentes e um sistema de gerenciamento Spitronics foram instalados.
Para tudo ficar nos conformes, alguns ajustes precisaram ser feitos. A parte interna do motor foi reconstruída, enquanto o eixo traseiro foi substituído por um personalizado. O resultado final são 546 cv e quase 99 kgfm, torque digno de um caminhão de porte médio, para subir morro acima.
Na hora de competir na Simola Hillclimb, houve algumas dificuldades. No primeiro dia, problemas eletrônicos e no câmbio não permitiram que a picape participasse do aquecimento. No dia seguinte, o regulador de tensão do alternador falhou. Mas a Hilux V12 recebeu uma bateria bem carregada só para subir a montanha. E conseguiu!
Não ficou entre os três melhores tempos, mas o projeto montado em duas semanas se garantiu e chegou ao fim do circuito sem tombar. Fritz diz que agora a picape só precisa de um upgrade no freio. Mas provavelmente, isso será tarefa para outro dono, já que a Hilux monstro foi colocada à venda. Esperamos que ela possa realizar outros sonhos.