Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota inicia teste dos seus novos e revolucionários motores a combustão

De acordo com a montadora, os novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina vão “mudar as regras do jogo” aumentando a vida útil dos carros a combustão

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 17 jul 2024, 14h20 - Publicado em 17 jul 2024, 14h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Toyota vem trabalhando em uma nova linha de motores a combustão que promete “mudar as regras do jogo”, nas palavras de Hiroki Nakajima, o diretor de tecnologia da montadora. A ideia por trás do projeto é manter esse tipo de tecnologia viva e torná-la mais eficiente e ecologicamente correta, visto que as leis de emissões ficarão cada vez mais rigorosas.

    Serão três novos motores ao todo: 1.5 aspirado, 1.5 turbo e 2.0 turbo. A intenção é que eles substituam os propulsores usados atualmente pela Toyota em todo mundo. Mas o que eles trazem de tão especial?

    A primeira vantagem apontada pela Toyota é que eles são de 10% a 20% menores que os motores atuais. O tamanho ajuda na redução de peso, mas também permite que os carros tenham uma linha de capô mais baixa, o que melhora a aerodinâmica e, consequentemente, a economia de combustível.

    Continua após a publicidade
    Motor Toyota
    (Divulgação/Toyota)

    A ideia é que eles comecem a equipar os carros a partir de 2027, mas os testes já começaram. Um vídeo divulgado no canal da Toyota Times, é possível ouvir e ver como um carro — camuflado até com ajuda da edição de vídeo — se comporta com o novo motor.

    Outro detalhe técnico que diferencia a nova família de motores a gasolina dos atuais é o curso do pistão mais curto. Essa foi a principal consequência de reduzir seu tamanho, o que gera uma perda de torque. Porém, a ideia é que eles sejam usados em sistemas híbridos, e o motor elétrico compensaria a falta de força.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Mas a principal característica que fará deles mais eficientes é a sua eficiência térmica. Ou seja, mais energia será convertida em movimento e menos será perdida como calor.

    A Toyota não deu valores exatos ainda, mas seus motores a gasolina atuais trabalham com uma taxa de eficiência térmica de 40%, algo comum para os motores a gasolina. Ao aumentar esse número, os propulsores ficariam próximos do que é alcançado nos movidos a diesel.

    Continua após a publicidade

    O aprendizado para alcançar melhorar a eficiência veio dos motores a hidrogênio. Como sabemos, a Toyota investe muito nessa tecnologia, não só com o Mirai, mas também testando-a em outros modelos, como Hilux e até em um GR Yaris de corrida.

    Ao trabalhar com motores a combustão de hidrogênio, os engenheiros da montadora puderam aprender mais sobre o seu gerenciamento térmico e aplicá-lo nos motores a gasolina.

    Continua após a publicidade

    Compartilhamento de tecnologias com Mazda e Subaru.

    O lançamento dos novos motores faz parte de um projeto em conjunto com a Mazda e Subaru, que apesar de rivais, têm a Toyota como uma de suas acionistas. A ideia é que cada uma apresente a sua versão de motor a combustão para os novos tempos, cujas tecnologias seriam compartilhadas para projetos futuros.

    Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-6-1536x1024
    Motor rotativo “onívoro” da Mazda também ficará em uma posição mais baixa, assim como os da Toyota (Divulgação/Toyota)

    Como era de se esperar, a Mazda está desenvolvendo um motor rotativo “onívoro”, pela sua capacidade de queimar diversos tipos de combustível, como gasolina, etanol, combustível cinético (e-fuel), hidrogênio e até um biocombustível feito de algas. Assim como o projeto da Toyota, o Wankel também será compatível com sistemas híbridos.

    Continua após a publicidade
    toyota_news_multipath_002_3
    Motor e-Boxer da Subaru (Divulgação/Subaru)

    A Subaru também “jogou em casa” e optou por desenvolver um novo motor boxer híbrido. Chamado de e-Boxer, ele trabalha em série-paralelo, ou seja, o quatro cilindros atua como um gerador de energia para carregar a bateria e também pode tracionar diretamente o carro, variando de acordo com a situação.

    Os motores da Mazda e Toyota ainda não tem uma data definida para chegarem ao mercado. Por outro lado, a Subaru está mais adiantada e pretende colocar o e-Boxer em produção em setembro, na sua nova fábrica em Kitamoto, no Japão.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.