A Toyota já havia interrompido a produção de automóveis no Brasil para ajudar a conter a contaminação pela covid-19. Agora, porém, terá de suspender a produção nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no estado de São Paulo, por falta de atuadores de freio para seus carros.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A fábrica de Sorocaba produz os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação) e terá suas atividades suspensas entre os dias 18 e 27 de agosto de 2021. A fábrica de Porto Feliz, que produz os motores desses carros: os 1.3 e 1.5 de Yaris e Etios, e 2.0 usado por Corolla e Corolla Cross, também será parcialmente afetada.
Os colaboradores das duas fábricas estarão em férias coletivas no período, com o retorno às atividades programado para o dia 30 de agosto.
As unidades de São Bernardo do Campo e Indaiatuba, que produz o Corolla, não terão suas atividades afetadas no período.
“Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, nesse momento uma parada é inevitável”, disse a Toyota em nota.
Seja pela pandemia ou falta de matéria-prima, a situação na cadeia produtiva nacional é crítica. No momento, quase todos os fabricantes funcionam em regime de produção reduzida ou interrompida.
Nesta semana a Renault anunciou que prorrogará até 28/8 as férias coletivas que teriam acabado hoje (11), forçadas pela falta de semicondutores. A paralisação é na fábrica de São José dos Pinhais (PR), de onde saem Sandero, Logan, Captur, Duster, Oroch e Master.