Toyota IQ é transformado em GR Yaris com motor de Kawasaki Ninja
Equipe de modificadores japoneses transformaram o compacto urbano da Toyota em uma versão "de bolso" e muito potente do GR Yaris
Eventos automotivos, além de bons lançamentos, também nos presenteiam com criações mirabolantes feitas pelos customizadores. Dessa vez, uma equipe de mecânicos do Japão vai expor sua mais nova criação no Tokyo Auto Salon: o Toyota GR Yaris Jr.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
O “Júnior” no nome, você já deve ter reparado, é pelo tamanho. Mas como os japoneses conseguiram reduzir tanto as dimensões do Toyota Yaris? A resposta é simples: esse não é o hatch convencional, mas sim um Toyota IQ completamente transformado.
Os customizadores pegaram o compacto de porte micro e deram a ele uma nova cara, literalmente. Primeiro, trocaram o conjunto de iluminação, dando ao IQ faróis e lanternas traseiras originais do GR Yaris. Depois, foram instalados para-choques personalizados e réplicas dos para-lamas e das soleiras laterais, quase idênticas às verdadeiras, mas em uma escala condizente.
Para finalizar a parte estética, um capô de fibra de carbono e um spoiler traseiro foram adicionados para dar aquele toque de esportividade. Novas rodas brancas, com pneus mais largos na traseira, completam o conjunto.
Mas não acaba por aí, ainda falta um motor decente. Nada do “fraco” 1.0 original, que gera meros 68 cv. Para o Yaris Jr foi escolhido o motor da motocicleta Kawasaki Ninja ZX-14R, que tem 1441 cc e gera 211 cv e 15,7 kgfm. Originalmente, o motor é acoplado a uma transmissão sequencial de seis marchas, que provavelmente foi mantida e joga a força no eixo traseiro.
Infelizmente, um dos mecânicos que trabalhou no projeto divulgou apenas fotos do veículo, mas nenhum vídeo mostrando o desempenho do Yaris Jr. Comparando com o GR Yaris original, o “Júnior” tem 50 cv e 21 kgfm a menos. Porém, com tamanho e peso reduzidos, é provável que ele chegue próximo aos 5,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.
A confirmação, só virá daqui a poucas semanas, quando o carro for apresentado no Tokyo Auto Salon, que ocorre entre os dias 14 e 16 de janeiro.