Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota lidera pesquisa de satisfação no Brasil

Marca japonesa foi seguida por Hyundai, Jeep e Chevrolet; Fiat ocupa a lanterna

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 9 nov 2016, 14h58 - Publicado em 1 jun 2016, 16h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Imagem de uma concessionária Toyota

    A filial brasileira do J.D. Power, instituto americano especializado em pesquisas de opinião e mercado, divulgou um estudo que mostra o nível de satisfação do consumidor brasileiro na compra de carros novos. Em números gerais, a pesquisa revelou uma melhora na avaliação em relação à de 2015, saltando de 774 para 793 pontos (de 1.000 possíveis) — isso em um cenário de vendas cada vez piores no mercado nacional.

    Na metodologia da pesquisa, cinco fatores-chave durante a compra de um carro zero quilômetro foram considerados: vendedor, instalações da concessionária, test drive, fechar negócio com resultado esperado e entrega do veículo. Diante de tais objetivos, uma pesquisa online (realizada entre março e abril deste ano) foi respondida por 3.664 pessoas que compraram carros novos nos últimos 12 meses.

    O processo de entrega do veículo revelou-se como o mais importante para os consumidores, com 24% de importância para eles. Nisso, inclui-se a agilidade e a pontualidade da entrega, a condição do veículo, o cuidado nas explicações, além da atenção do vendedor e da equipe para com o comprador. Em segundo lugar, ambos com 21%, ficaram test drive e negociação, seguidos pelas condições da concessionária (18%) e pelo vendedor (17%), do qual os clientes esperam honestidade, atenção, cortesia e conhecimento sobre os modelos.

    Ainda de acordo com o estudo, o test drive tem sido um dos quesitos de maior importância em uma negociação. A satisfação geral é maior entre 68% dos respondentes que fizeram o teste nos veículos antes da compra (813 pontos), sendo que 69% estavam acompanhados de um vendedor, 29% de um especialista em test drive e 2% desacompanhados.

    Em contrapartida, a satisfação foi de 752 pontos para os que não realizaram o teste, sendo que em 4% dos casos não existiam carros para o percurso. “Devido às menores vendas, as concessionárias estão cortando despesas, mas ter um bom estoque de veículos para os clientes escolherem e fazer um test drive é tão fundamental que as concessionárias não podem dar-se ao luxo de reduzir demais a sua oferta de modelos à disposição do consumidor”, apontou Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power do Brasil.

    Continua após a publicidade

    Sobre os motivos que os levaram às compras, os proprietários apontaram experiência anterior com a marca, confiabilidade e tecnologia (juntos, com 25%), mais importantes que facilidade de pagamento/financiamento e baixo preço (com 7%). “É claro que, embora os consumidores no Brasil desejem um preço justo, sua maior preocupação é com o próprio veículo — sua qualidade, confiabilidade e tecnologia”, comentou Sergio Sanchez, gerente de prática automotiva do instituto. 

    Mais do que as avaliações do processo de compra, os consumidores responderam ainda sobre a satisfação com as fabricantes presentes no mercado. Como destaque, está a Toyota, em primeiro lugar (pelo 4º ano consecutivo) e única a obter 5 “estrelas” na avaliação, ficando com 839 pontos de 1.000 possíveis. Pela primeira vez no estudo, a Jeep ficou em 3º lugar, à frente de Chevrolet, Nissan e Honda. Em último lugar, de 12, está a Fiat (762). Mitsubishi e Peugeot também participaram da pesquisa, mas obtiveram amostragem suficiente para entrarem no ranking. Veja a tabela abaixo:

    Ranking do Índice de Satisfação – J.D. Power do Brasil
    Posição Fabricante Pontuação
    Toyota 839
    Hyundai – CAOA 831
    Jeep 817
    Chevrolet 811
    Nissan 809
    Honda 805
    Hyundai – HMB 803
    Ford 794
    Citroën 791
    10º Volkswagen 778
    11º Renault 777
    12º Fiat 762
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.