Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota promove recall de um carro só

O defeito detectado por ocorrer no sedã Camry que é fabricado no Japão e apenas um dos veículos do lote suspeito foi vendido no Brasil

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 30 dez 2019, 12h50 - Publicado em 30 dez 2019, 11h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Camry
    Sedã é produzido no Japão e exportado para diversos países (Divulgação/Toyota)

    A Toyota enviou para as redações de jornais, revistas e sites, um comunicado em que anuncia uma campanha de recall.

    O texto informa todos os detalhes do problema, os riscos, o procedimento para correção e ao final dispara: “Esta campanha abrange um total de uma unidade”.

    Como assim? Uma unidade? Como isso é possível?

    Recalls na indústria automobilística costumam ser coisa da ordem de milhares de unidades, em razão do volume de carros produzidos e também pelo fato do compartilhamento massivo das peças entre diferentes modelos.

    Toyota-Camry-2019-lateral
    Camry compartilha componentes com outros carros das marcas do Grupo Toyota (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    A chance de uma fábrica ter apenas um carro com problema (e poder constatar isso) deve ser mais remota do que acertar sozinho as seis dezenas da mega sena da virada que corre amanhã.

    Segundo a Caixa, a probabilidade de alguém ganhar com uma aposta simples é de uma em 50 milhões.

    O modelo alvo do recall é o sedã Camry, que chega ao Brasil, importado do Japão. O chassi da unidade com defeito é o de número JTNBZ3HK9K3011453 e foi produzido no dia 26 de agosto de 2019.

    Se não fosse esse carro, o Brasil nem tomaria conhecimento desse recall.

    Continua após a publicidade
    Toyota-Camry-2019-banco-traseiro
    O problema pode ocorrer nos cintos de segurança do banco traseiro (Divulgação/Toyota)

    Segundo a Toyota, a atual geração do Camry está à venda no Brasil, desde dezembro de 2017 e, de janeiro a novembro deste ano, foram comercializadas apenas 143 unidades do modelo.

    O que explica esse recall de um carro só é que a campanha é mundial e envolve cerca de 25 mil veículos. E o problema não está só no Camry.

    O defeito pode surgir também em outros carros produzidos pela Toyota no Japão e vendidos em diferentes partes do mundo.

    Continua após a publicidade

    Entre esses modelos estão os Toyota Alphard Vellfire e Noah Voxy Esquire (minivans), C-HR (SUV) e Coaster (ônibus), e também o sedã Altis, da marca Daihatsu, e os ônibus da marca de comerciais da Toyota, Hino, entre eles Riesse II e Riesse II Big Van.

    Toyota-Camry-2019-descanca-braco
    Toyota diz que vai inspecionar os cintos para identificar a possibilidade de existência do defeito (Divulgação/Toyota)

    Esse 25 mill carros foram vendidos nos mais diferentes cantos do planeta. De acordo com a fábrica, cerca de 10 mil estão nos países da América do Norte; 8 mil, no Japão; 2,7 mil, nos demais países da Ásia; 2 mil, no Oriente Médio; 1,3 mil, na Oceania; 700, na Europa e 200 no restante do mundo, onde se encaixa o Brasil.

    Se você somar todos volumes, a conta para em 24.900. Os 100 que faltam se deve a imprecisão dos dados. Eles provavelmente estão espalhados pelas diferentes regiões consideradas.

    Continua após a publicidade

    O comprador brasileiro será comunicado pessoalmente pela Toyota, mas atendendo a legislação, a empresa fará o anúncio formal do chamamento, pelos veículos de comunicação.

    O dono do carro poderá agendar a ida à oficina a partir do dia 20 de janeiro de 2020.

    Segundo a Toyota, o veículo chamado é equipado de série com cintos de segurança traseiros com duplo sistema de travamento. Mas, foi identificado que, durante sua produção, um dos sistemas de travamento pode não ter sido montado corretamente nos bancos traseiros.

    Essa falha pode fazer com que o cinto de segurança não seja retraído de forma adequada em casos de freadas bruscas ou colisões, aumentando o risco de ferimentos aos ocupantes do veículo.

    Continua após a publicidade

    Para resolver o problema, a fábrica diz que vai inspecionar os três cintos de segurança traseiros instalados no veículo (lado direito, central e lado esquerdo) para identificar a possibilidade de existência do defeito.

    Caso seja confirmada a existência do problema, será realizada a substituição da peça. Estranho O tempo de inspeção e eventual reparo é de aproximadamente duas horas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.