Toyota registra novo SUV Raize e SW4 reestilizado no Brasil
Após ter componentes registrados, rival de Renegade e T-Cross tem desenho completo publicado no Inpi, e indica possível chegada ao Brasil
![Toyota-Raize-patente](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Toyota-Raize-patente.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A família Toyota deve aumentar ainda mais no Brasil: o fabricante registrou a patente do SUV Raize junto ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) nesta terça-feira (8).
![toyota_raize_z_9](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/04/toyota_raize_z_9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como pode ser visto nas imagens a acima, o desenho do registro é exatamente igual ao do modelo apresentado no mercado asiático – onde também tem uma versão batizada Daihatsu Rocky.
![Registro Raize no Inpi](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Captura-de-Tela-2020-07-07-a%CC%80s-11.54.12.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em março deste ano, a Toyota já havia registrado outros componentes do modelo por aqui, como os faróis e o para-choque dianteiro. Mas só agora apareceu o carro inteiro
![Toyota-Raize-patente-1](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Toyota-Raize-patente-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O SUV foi apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, no ano passado, e foi construído sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA usada no Corolla.
No mercado japonês, o modelo conta com as seguintes dimensões: 3,99 m de comprimento; 1,69 m de largura; 1,62 m de altura; e 2,52 m de entre-eixos.
No entanto, por se tratar de uma plataforma modular, poderá haver mudanças no espaço interno, assim como aconteceu no Volkswagen T-Cross vendido para os brasileiros.
![toyota-raize-rear-1-1068×685](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/toyota-raize-rear-1-1068x685.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O SUV foi apresentado no mercado asiático com mercado com motor 1.0 de três cilindros e 98 cv de potência, alinhado a um câmbio automático CVT. Vale lembrar que essa configuração de motor não existe na gama de veículos da Toyota por aqui.
![Toyota-Raize-patente-4](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Toyota-Raize-patente-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda não há informações sobre qual propulsor será utilizado e nem quando o modelo realmente chegará às concessionárias, mas é esperado que faça sua estreia por aqui no próximo ano.
![Registro SW4 Inpi](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Captura-de-Tela-2020-07-07-a%CC%80s-11.59.54.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além do novo SUV, a empresa também registrou o para-choque dianteiro do SW4, confirmando parte da reestilização que o modelo terá para a linha 2021.
Como adiantado por QUATRO RODAS, o SUV receberá o primeiro tapa no visual desde que foi apresentado em 2015.
As mudanças serão discretas, com alterações no desenho da grade frontal, novo alojamento para faróis de neblina e luzes diurnas de led na parte inferior do pára-choque.
![Toyota-Fortuner-3](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Toyota-Fortuner-3-e1591283033419.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo visual do modelo é inspirado na versão comum do Toyota Fortuner, veículo equivalente ao SW4 na Tailândia.
Por lá, ainda haverá a configuração esportivada Legender, com a dianteira seguindo a filosofia adotada pelo Corolla no Brasil. No entanto, não há informações sobre a chegada dessa opção aqui.
![Toyota-Fortuner-19](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Toyota-Fortuner-19-e1591283093628.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além da mudança no visual, o SW4 terá uma atualização no motor 2.8 turbodiesel que passará a gerar 201 cv e 51 kgfm – um ganho de 27 cv e 5,1 kgfm em relação à geração passada.
O veículo é esperado nas concessionárias até o final deste ano, chegando junto com a linha 2021 da Toyota Hilux ao mercado.
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![Capa edição 734](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/05/capa_734-e1594057534883.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)