A Toyota vem renovando profundamente sua linha de veículos grandes nos Estados Unidos, ainda mais fresca graças ao novo Toyota Sequoia. O SUV da picape grande Tundra chegou à terceira geração com os mesmos trunfos da caminhonete — cotada para o Brasil.
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Além do motor V6 híbrido, o novo Sequoia espelha a Tundra em suas versões, com a aventureira TRD Pro dividindo topo de linha com a luxuosa Capstone. Fazendo jus ao nome, que homenageia a icônica árvore da California, o Sequoia também utiliza o material no seu interior.
Inspiração para nova Hilux
Em sua terceira geração, o maior SUV da Toyota nos EUA usará os mesmos motores em todas as versões, ressaltando a satisfação da fabricante com sua ideia. Nela, o V6 3.5 biturbo faz a maior parte do trabalho, sendo auxiliado por um pequeno motor elétrico.
Até aí tudo normal, mas o segredo que parece ter dado certo está na posição desse motor, entre o volante do motor e o conversor de torque. Graças a esse arranjo, o câmbio automático de 10 marchas e tração 4×2 ou 4×4 ganha um empurrão importante para ter uma curva de torque de motor a diesel, com pico de força a meros 2.400 rpm.
O motor elétrico também serve para entregar a maior parte dos 80,2 kgfm de torque rapidamente, nos modos de direção esportiva. Com performance econômica, entretanto, o SUV de 443 cv pode rodar exclusivamente elétrico a até 29 km/h.
Luxo de Lexus
O interior do Sequoia é feito para quem gosta da natureza, mas não dispensa a vida de camarote. Mesmo o modelo de entrada, Sequoia SR5, já conta com assentos aquecidos e amplo teto solar. A topo de linha Capstone, por sua vez, é completada com bancos elétricos e refrigerados até na terceira fileira, quadro de instrumentos digital e ampla central multimídia.
A lista de equipamentos ainda traz cadeiras do tipo capitão na segunda fileira (sem o assento do meio), 14 alto-falantes JBL Premium, rodas de aro 22 exclusivas e assinatura luminosa com decoração própria e setas sequenciais.
Com madeira até no nome, o Sequoia, curiosamente, utiliza nogueira-americana com poros abertos em seu interior. A madeira escura não é envernizada, destacando as imperfeições do material, de origem sustentável.
Versão off-road
O conforto dos ocupantes do Sequoia Capstone é reforçado pela suspensão adaptativa a ar, que ajusta a altura da traseira conforme a distribuição de carga pelo carro.
Quem não abrir desse conforto mas quer botar o Toyota para viver como os SW4 do Brasil pode optar pela versão TRD Pro. Nela, o conforto é acompanhado de robustez, exposta no skid plate de alumínio, que garante a integridade do assoalho em terrenos ruins.
O modelo também usa rodas próprias, de aro 18, e pneus mistos. A suspensão usa amortecedores com bypass interno da Fox e, para facilitar a vida, o modelo vem de série com assistentes de trilha e, claro, tração 4X4.
Neles, os diversos sensores do carro monitoram o terreno e servem para ajustá-lo às condições de rodagem. Graças ao assistente CRAWL, é possível até esquecer os pedais, que são operados autonomamente. O motorista fica responsável apenas pelo volante, que é aquecido e em couro de alta qualidade.
Desculpas para usar o Toyota Sequoia no barro não faltam. Seu preço, entretanto, será revelado próximo do início das vendas, no meio de 2022. São esperados modelos que vão de US$ 50.000 a mais de US$ 70.000.