Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Toyota Yaris 2023 estreia sem câmbio manual e quer ser Corolla de entrada

Com estética levemente renovada, novos Toyota Yaris Hatchback e Yaris Sedã apostam em confiabilidade e boa segurança para fazerem sentido

Por Eduardo Passos
13 jan 2022, 17h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novos Toyota Yaris e Yaris Sedã não têm opção de câmbio manual
    Novos Toyota Yaris e Yaris Sedã não têm opção de câmbio manual (Divulgação/Toyota)

    A Toyota está lançando os novos Yaris Hatch e Yaris Sedã. Além de grade redesenhada e novas opções de farol, a dupla passa a ser vendida com apenas uma configuração mecânica: motor 1.5 aspirado e câmbio CVT. 

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Para tentar compensar a falta de grandes novidades, a Toyota busca apostar em preço competitivo para o cenário atual, partindo de R$ 92.190 no Yaris Hatchback e R$ 96.390 no Yaris Sedã.

    Toyota Yaris 2023 (8)
    Grade dianteira é a principal novidade estética e foi inspirada no Corolla (Divulgação/Toyota)

    Aspecto “esportivo”

    O jeito mais fácil de identificar o Toyota Yaris 2023 é observar a grade tanto do hatch quanto do sedã, onde as novidades estéticas estão concentradas. A frente foi assumidamente inspirada na do Corolla, com bastante semelhança nas entradas decorativas laterais e inferior. 

    Toyota Yaris 2023 (2)
    Versão XLS (foto) traz faróis em led e teto solar. Yaris Hatchback básico substitui o Etios como Toyota mais barato do Brasil (Divulgação/Toyota)

    Pode até ser discutível, mas faz bastante sentido dado o plano Toyota de usar os Yaris como meio de capturar clientes para o resto da vida. Isso foi reforçado por executivos da marca, que citaram-nos como evoluções do Etios. 

    Yaris
    Motor 1.5 aspirado passa a ser opção única (Divulgação/Toyota)

    Outro endosso à estratégia de imitar o sedã médio é o público-alvo dos carros: pais na casa dos 35 anos — cerca de uma geração antes de buscarem os carros de “tiozão”, mas já pegando gosto pelo segmento e pelos Toyota.

    Continua após a publicidade
    Yaris 2023_42
    Rodas de liga de leve 15” entram na versão intermediária e, na topo de linha, são bicolores (Divulgação/Toyota)

    Menos opções e versões

    As atualizações mecânicas da linha 2023 se resumem, na verdade, em um enxugamento de opções. A partir de agora todas as versões vêm com o motor 1.5 Dual VVT-i, com 110 cv e 14,9 kgfm, com o 1.3 sendo aposentado pela “falta de sentido”, ou competitividade.

    Toyota Yaris 2023 (9)
    Há opção de equipar o carro com controle de cruzeiro (Divulgação/Toyota)

    A transmissão manual de seis marchas também se foi, enquanto o câmbio CVT com sete marchas simuladas assume a responsabilidade. Ele ajuda o motor flex a render até 13 km/l na cidade e com gasolina, nos números da Toyota. Como de costume, o CVT vem junto dos modos de direção Eco e Sport, que fazem o balanço entre desempenho e economia.

    Yaris_3113
    Porta-malas do Yaris Sedã tem 473 l. O do Yaris Hatchback comporta 310 l (Divulgação/Toyota)

    Mais seguro e um pouco mais moderno

    Além da malha dos bancos, a principal mudança interna anunciada pela Toyota foi a instalação de duas portas USB para os bancos de trás, além da central multimídia ter se tornado item de série. Sua tela tem 7’’ e é compatível com Android Auto e Apple Carplay por cabo.

    Compartilhe essa matéria via:
    Yaris
    Tanto sedã quanto hatch têm 2,55 m de entre-eixos (Diuvlgação/Toyota)

    As versões XLS, topo de linha dos Yaris e Yaris Sedã, têm ar-condicionado digital, teto solar e borboletas para troca de marchas no volante. Nelas o quadro de instrumentos é incrementado por um computador de bordo de 4,2’’.

    Toyota Yaris 2023 (7)
    Central multimídia já vem na versão básica (Divulgação/Toyota)

    O maior incremento do Yaris, entretanto, é talvez o mais vital e menos excitante: a segurança. Mesmo as versões básicas trarão um conjunto de sete airbags: um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. Também há controle de estabilidade e tração e ABS, entre outros.

    Continua após a publicidade
    Toyota Yaris 2023 (5)
    Mas computador de bordo tem seu preço (Divulgação/Toyota)

    As versões XS e XLS também incorporaram sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa. Essas tecnologias permitem que alertas no painel ajudem o motorista a reagir a freadas bruscas à frente, iniciando a frenagem para reduzir os danos de uma colisão inevitável. O alerta de faixas emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar as setas.

    Toyota Yaris 2023 (4)
    Ar-condicional é digital mas não é dual zone (Divulgação/Toyota)

    Preços e versões do Toyota Yaris 2023

    XL 

    Yaris Hatchback XL: R$ 92.190

    Yaris Sedã XL: R$ 96.390

    XS Acrescenta sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa,, roda de liga leve de 15”, ar digital, banco traseiro rebatível 60:40, computador de bordo de 4,2”, câmera de ré, chave presencial, controle de cruzeiro e lanternas em led, entre outros.

    Yaris Hatchback XS: R$ 101.490

    Yaris Sedã XS: R$ 104.990

    Continua após a publicidade

    XLS Acrescenta teto solar, faróis em led, melhor isolamento acústico e retrovisor eletrocrômico, entre outros

    Yaris Hatchback XLS: R$ 112.690

    Yaris Sedã XLS: R$ 116.990

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.