A Toyota resolveu distanciar o design do Yaris Hatchback do sedã, que foi atualizado há alguns meses. O compacto estreia reestilização de meia vida na Tailândia com design exclusivo, aspecto mais jovem e mais tecnologia embarcada.
Como a dianteira é o cartão de visitas de um carro, foi ali que a Toyota concentrou as principais mudanças. O Yaris hatch tailandês ganhou novos faróis, que até lembram os antigos mas são mais estreitos. A grade, agora dividida, também ficou menor e ganhou novos elementos em preto brilhante.
Outro destaque são as rodas – ou calotas – que ganharam design inédito de seis raios. A traseira foi onde o Yaris Hatchback menos mudou: tem um para-choque com falsas saídas de ar laterais e peça que simula extrator aerodinâmico na base.
Por dentro, também há poucas novidades visuais, mas o Yaris está mais tecnológico. Nas versões topo de linha, a central multimídia agora tem 9’’ e é flutuante, já que pelo tamanho não se encaixaria no local reservado para ela. As demais versões contam com displays de 7’’ ou 8’’. De resto, o hatch ganhou entradas USB-C na frente e atrás e os bancos receberam novo revestimento.
Para completar as novidades, as versões topo de linha ainda ganharam pacote de segurança e assistência ao motorista, que incluem frenagem autônoma de emergência, alertas de tráfego cruzado traseiro e de saída de faixa e monitor de ponto cego. O motor segue o mesmo 1.2 de 92 cv aliado ao câmbio CVT.
Essa é a terceira reestilização do Yaris, sendo a primeira em 2017 e a segunda em 2020. Vale lembrar, que esse modelo vendido na Tailândia é diferente dos modelos europeu e japonês, sendo igual ao que temos no Brasil. Com isso, levanta a suspeita de que o modelo reestilizado possa chegar ao nosso país também.
A versão sedã também tem futuro incerto. A Toyota ainda não confirmou a vinda da sua quarta geração para o Brasil, que estreou na Tailândia no segundo semestre ano passado e já foi registrado na Argentina.