Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota Yaris recebe uma estrela no Latin NCap por baixa proteção lateral

Uma das portas se abriu durante os testes de impacto laterais, gerando o risco de lançar um ocupante para fora do veículo

Por Pedro Henrique Oliveira
29 out 2021, 12h02
Toyota Yaris em teste de colisão de lado
O Toyota Yaris conseguiu apenas uma estrela no Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)

O Toyota Yaris produzido no Brasil, hatch e sedã, obteve apenas uma estrela nos testes de colisão do Latin NCap, que pede melhorias urgentes à fabricante. O ponto crítico do teste foi a abertura da porta durante o impacto lateral, que poderia arremessar um ocupante para fora do veículo. 

Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90

O modelo avaliado pelo órgão, também feito na Tailândia, é equipado com dois airbags e controle eletrônico de estabilidade. Em diversos mercados latino-americanos o Yaris é oferecido apenas com os dois airbags, como na maioria das versões vendidas no Brasil. Por aqui, a configuração topo de linha, XLS, tem sete airbags de série.

Toyota Yaris chumbo em teste de colisão visto de frente
O maior ponto crítico do teste veio no impacto lateral, com possibilidade de ejeção do passageiro (Latin NCAP/Divulgação)

Para ocupantes adultos o modelo atingiu 41,43% de proteção, contra 63,85% para crianças, 61,63% para pedestres e a marca de 41,86% em sistemas de segurança. A proteção foi considerada boa para cabeça e pescoço de motorista e passageiro. No caso do peito, a proteção ao passageiro continuou boa, mas caiu para marginal (regular) no motorista.

No teste de impacto lateral, as conclusões foram mais graves. Além de o sistema de aviso de uso do cinto de segurança não ter detectado o passageiro da frente, uma das portas se abriu durante o impacto.

“Essa abertura da porta em um impacto lateral requer ação imediata por parte da Toyota, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro no caso de um impacto lateral”, considerou o órgão. Para o presidente do conselho de administração do Latin NCap, o resultado dos testes do Yaris foram “decepcionantes”, especialmente pela popularidade do modelo na região.

Toyota Yaris chumbo em teste de colisão visto de frente
A Toyota recebeu o pedido de mudanças urgentes no modelo (Latin NCAP/Divulgação)

Sobre os resultados dos testes, em nota à QUATRO RODAS, a Toyota afirmou que “a segurança é sempre uma prioridade para a marca”. 

“Entendemos os novos critérios de avaliação do LatinNCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos. O modelo Yaris comercializado na América tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada. Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca”, disse a fabricante.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.