Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tracker, Eclipse e Corolla Cross: o segredo dos novos carros da Stock Car

A Stock Car, principal categoria do Turismo Nacional, terá novo carro em 2025 e, com ele, mudanças que devem agradar a pilotos, público e patrocinadores

Por Luiz Alberto Pandini
21 abr 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Criada há 45 anos, a Stock Car, principal categoria de Turismo Nacional, teve altos e baixos ao longo do caminho. Em alguns momentos mais difíceis, esteve ameaçada de acabar, quando a GM, idealizadora e patrocinadora, cogitou abandonar as competições. Atualmente, a categoria vive uma fase de renovação e de euforia, que deve deixá-la ainda mais interessante para pilotos, público e patrocinadores. E as mudanças têm como principal pilar o carro que estreia na temporada do ano que vem.

    O novo carro-base, denominado Audace SNG01 foi projetado para receber tecnologias inéditas no automobilismo brasileiro e proporcionar alta conectividade (algo que será percebido também pelo público).

    Audace SNG01
    Protótipo do Audace SNG01 usa bolha de sedã, um Toyota Corolla (Stock Car/Reprodução)

    O Audace proporcionará também um ganho de desempenho, mais segurança, maior facilidade e rapidez de manutenção, tudo programado para evitar que a evolução provoque uma escalada de custos.

    Continua após a publicidade

    Um dos diferenciais do Audace SNG01 é ter chassi construído em aço desenvolvido especialmente para competição, denominado DP980R e fornecido pela ArcelorMittal. “O objetivo foi obter peso, resistência e rigidez que proporcionassem o melhor desempenho e segurança possível”, afirma Enzo Bortoleto, CEO da Audace Tech, fabricante do modelo. O projeto contou com a participação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), responsável pelo estabelecimento de procedimentos padronizados e simulação computacional, e dos diversos fornecedores participantes do projeto.

    stock car 2025
    Estrutura tubular de aço foi desenvolvida com o objetivo de favorecer o desempenho e garantir segurança (Divulgação/Quatro Rodas)

    Bortoleto explica que o carro será conectado a uma rede privativa de 5G, permitindo uma alta taxa de envio e recebimento de dados, com as câmeras dos veículos sendo conectadas em tempo real. Informações como velocidade, marcha usada e rotação do motor, entre outras, poderão ser mostradas ao público, também em tempo real.

    Compartilhe essa matéria via:

    “O objetivo final é ter mais informações para o público acompanhar e torcer por sua equipe e pilotos favoritos”, explica. “Teremos três câmeras: uma dianteira, uma traseira e uma 360 interna. O público terá acesso a essas câmeras para acompanhar a corrida como preferir.”

    stock car 2025
    Novo volante permite ao piloto controlar diferentes funções, bem como acompanhar as informações sobre o funcionamento do carro (Divulgação/Quatro Rodas)

    A estreia do Audace SNG01 trará também uma mudança drástica na aparência dos carros: saem os sedãs (silhueta-padrão desde a entrada do Omega) e entram os SUVs, com adaptações na largura e na altura em relação ao solo, além de equalizações aerodinâmicas entre os estilos das três carrocerias.

    stock car 2025
    Velocidade, marcha, rotação do motor, ativação do RDS e outras informações poderão ser compartilhadas com o público em tempo real (Divulgação/Quatro Rodas)

    Segundo Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da categoria, a mudança foi aprovada após a realização de pesquisas de mercado e de consultas feitas às fábricas. Até abril, estavam confirmados para 2025 o Toyota Corolla Cross, o Chevrolet Tracker e o Mitsubishi Eclipse Cross. Pelo menos mais uma marca será anunciada ainda em 2024, bem como o modelo no qual será inspirada a sua carenagem.

    Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car
    (Divulgação/Mitsubishi)

    Outra mudança significativa: pela primeira vez os carros da Stock terão DRS (Drag Reducing System, a “asa móvel” adotada na Fórmula 1).

    Muda o chassi, mudam as carenagens, mudam também os motores. O V8 de 5,7 litros usado desde 2001 (quando substituiu o seis-cilindros em linha de 4,1 litros herdado do Opala) dará lugar a um motor turbo de quatro cilindros em linha com 2,1 litros. O combustível continuará sendo o etanol. Denominado Audace Tech, receberá na tampa do cabeçote a marca correspondente à do modelo da carroceria. O câmbio será um XTrac de seis marchas sequencial e semiautomático (as trocas são acionadas pelo piloto por meio de borboletas no volante, mas o mecanismo gerencia o engate).

    Continua após a publicidade
    stock car 2025
    Novo motor 2.1 turbo tem 4 cilindros em linha (Divulgação/Quatro Rodas)

    Desde a época dos Opalas, a Stock Car brasileira se notabilizou por atrair a participação de pilotos com passagem pela Fórmula 1 – Ingo Hoffmann, Wilsinho Fittipaldi e Chico Serra foram os pioneiros. Vários outros passaram pela categoria e, nos últimos anos, contou com Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Felipe Massa e Nelsinho Piquet.

    A presença de grandes nomes já seria suficiente para atrair o público, mas o equilíbrio das disputas, com 20 a 25 carros estabelecendo tempos dentro do mesmo segundo nas sessões de qualificação, torna as corridas ainda mais interessantes. Manter tal competitividade e aliar novas perspectivas tecnológicas pode ser a receita para manter a Stock Car como principal categoria do automobilismo nacional por mais algumas décadas.

    Continua após a publicidade
    stock car 2025
    Carroceria feita de compósitos, com fibra de carbono no aerofólio (Divulgação/Quatro Rodas)

    Tudo começou com o Opala

    Nascida em 1979 como categoria monomarca aberta exclusivamente ao Chevrolet Opala cupê (um modelo que já tinha dez anos de existência e continuou sendo usado até 1993, cinco anos depois de o último Opala cupê ter saído da linha de produção), a Stock passou pelo Omega (1994 a 1999). A partir de 2000, adotou chassis especiais de corrida padronizados e “vestidos” com bolhas de linhas semelhantes às de modelos de rua. Isso abriu caminho para a adoção de carrocerias multimarca a partir de 2005.

    stock car 1979
    Nascida em 1979 como categoria monomarca aberta exclusivamente ao Chevrolet Opala cupê (um modelo que já tinha dez anos de existência e continuou sendo usado até 1993, cinco anos depois de o último Opala cupê ter saído da linha de produção), a Stock passou pelo Omega (1994 a 1999). A partir de 2000, adotou chassis especiais de corrida padronizados e “vestidos” com bolhas de linhas semelhantes às de modelos de rua. Isso abriu caminho para a adoção de carrocerias multimarca a partir de 2005. O chassi utilizado atualmente (JL-G09) estreou em 2009. Ao longo desses 15 anos, as maiores mudanças da Stock se concentraram nas carenagens, alteradas de maneira a se parecerem com o modelo de rua mais conveniente para cada uma das fábricas participantes. As atuais, por exemplo, reproduzem as linhas do Chevrolet Cruze e do Toyota Corolla. (Divulgação/Quatro Rodas)

    O chassi utilizado atualmente (JL-G09) estreou em 2009. Ao longo desses 15 anos, as maiores mudanças da Stock se concentraram nas carenagens, alteradas de maneira a se parecerem com o modelo de rua mais conveniente para cada uma das fábricas participantes. As atuais, por exemplo, reproduzem as linhas do Chevrolet Cruze e do Toyota Corolla.

    Ficha Técnica – Audace SNG01

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.