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Traços culturais que marcavam os carros de diferentes países

Modos e maneiras são uma questão de berço

Por Da Redação
17 Maio 2017, 15h47

A globalização dos projetos de carros fez com que muitas das características próprias de cada país fabricante se tornassem coisas do passado. Algumas, porém, persistem por aí. Confira:

Limpador CVT

Alavanca do limpador de pára-brisa do Nissan 350Z
(arquivo/Quatro Rodas)

Carros americanos e alguns japoneses (como o Nissan 350Z acima) possuem diversas opções de velocidades no limpador de para-brisa, num botão giratório. Os europeus sempre tiveram duas ou três velocidades (para selecionar, mova a alavanca na vertical), e recentemente adotaram temporizador variável.

 

Cabeça aberta

Ford GT40 nas 24h de Le Mans
(arquivo/Ford)

Carros com tradição em Le Mans eram feitos para sair depressa – o piloto largava a pé, e tinha de entrar e ligar o carro. Parte do teto do Ford GT 40 era integrada à porta, para se entrar em pé e então sentar. O problema era quando chovia: impossível não molhar o interior ao abri-las.

 

Suor nas mãos

Painel do Ford Focus Sedan
(arquivo/Quatro Rodas)

Carros europeus tinham as saídas de ar voltadas para as mãos do motorista, para aquecê-las no frio, como no primeiro Focus. Nos Estados Unidos (com um clima igual ao europeu), as saídas privilegiavam o uso do ar-condicionado, evitando as mãos e priorizando a cabine.

 

Macacão

Interior do Alfa Romeo Giulia 2000 GTV
(arquivo/Quatro Rodas)

Esportivos italianos clássicos, como o Alfa Romeo Giulia, possuem coluna de direção curta, com o volante próximo do painel, e pedaleira próxima do assento. Pedem motoristas com braços longos e pernas curtas, conhecida como “a posição de dirigir de um símio”.

 

Torradeira

Citroen CX
(reprodução/Internet)

Os franceses sempre apostaram em soluções criativas de interior. Os primeiros Citroën CX tinham os controles de ventilação entre os bancos. Depois, o espaço acabou ocupado por um toca-fitas virado para cima (como uma torradeira). Ainda hoje, vários Renault saem de fábrica com botões estranhamente localizados embaixo do freio de mão.

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Servido à francesa

Estepe do Renault Sandero
(arquivo/Quatro Rodas)

Os franceses (sempre eles) também acham mais prático pôr o estepe sob o carro, numa bandeja. No caso do Gordini, ele ainda por cima ficava na dianteira. Carros de origem alemã com estepe fora, como a antiga Zafira (um projeto Opel), são raridade.

 

Reflexo Cultural

Retrovisor do Toyota Corolla
(arquivo/Quatro Rodas)

Os japoneses costumavam ter retrovisor externo encapsulado, com uma moldura de borracha nas laterais para proteger contra impactos e corrosão. E traziam a camada de metal refletivo na parte de trás do vidro, como os europeus – e não na parte da frente, como fazem os americanos.

 

O sol nasce para todos

Pára-sol do Citroën C4 Pallas
(arquivo/Quatro Rodas)

Carro de origem francesa, como o C4 Pallas, tinham para-sol de plástico soprado. Os alemães não gostavam disso (pois pode machucar a cabeça de quem bater na beirada dele), então preferem de isopor. Os americanos utilizavam o de papelão, que faz a mesma coisa e é mais barato.

 

Selo de exportação

Volkswagen Fox (Voyage)
(Divulgação/Volkswagen)

Lente do farol, refletor e lâmpada vinham num conjunto selado, que era trocado inteiro – a salvo de poeira ou umidade. O “sealed beam” (que aqui virou celibim) foi obrigatório nos EUA de 1941 a 1984. Até o Fox, nosso Voyage exportação, foi adaptado.

 

Saída pela direita

Honda City EXL
(arquivo/Quatro Rodas)

Projetos da Inglaterra e do Japão (como o Honda City) trazem o cano de escapamento do lado direito. Assim, nesses países de mão-inglesa, a fumaça fica longe dos pedestres. E, para evitar incêndio, o bocal de abastecimento fica do lado oposto, à esquerda.

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