Troller anuncia fim de sua produção a partir de setembro
Peças serão produzidas até novembro, quando instalações deverão ser repassadas aos futuros donos
Por Eduardo Passos
Atualizado em 9 ago 2021, 18h41 - Publicado em 9 ago 2021, 18h27
Nesta sexta-feira (9) foi anunciado pelo governo do Ceará um investimento de R$ 400 milhões para a construção de uma fábrica multimarcas de veículos de novas tecnologias, ou seja, híbridos e elétricos. O projeto é encabeçado pela Comexport, empresa brasileira de comércio exterior, e pretende iniciar a produção com um volume anual de 40.000 unidades.
O terreno já é um velho conhecido do setor e abrigava as linhas de produção da Troller. Localizado em Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, o terreno ocupa uma área de 127 mil m² e pertencia a Ford, última detentora da marca de utilitários off-road. Desde 2021 a planta estava inoperante e, em março, foi desapropriada pelo governo cearense.
No evento, que também contou com a presença do Ministro MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o governador do Ceará, Elmano Freitas, não foi dito quais empresas produzirão seus carros no local, apenas que a operação começará com seis modelos de três marcas distintas.
“É um projeto estruturante, porque há compromisso de investimento em tecnologia aqui no Ceará. Para o próximo ano, temos previsão concreta da produção dos primeiros veículos. Serão seis modelos movidos a nova energia, para três marcas consagradas da indústria automotiva mundial”, afirmou o presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira.
Segundo Elmano Freitas, o projeto vai além da montagem dos veículos eletrificados — como no regime CKD, onde as peças chegam via importação. O governador afirmou o “desafia” de também trazer a produção nacional dos principais componentes destes modelos.
“É evidente que tem gente que não queria a desapropriação da fábrica da Ford, mas eu não podia deixar de tomar essa decisão para trazer investimento ao Estado. O Ceará terá, enfim, o polo automobilístico que sonhou por gerações e gerações”, disse Elmano Freitas.
Tanto é que Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), afirmou que em breve anunciará uma parceria entre a siderúrgica ArcelorMittal com o setor automobilístico, reforçando o compromisso do estado cearense com projetos que envolvem energias renováveis.
Quanto às montadoras que se instalarão na fábrica, pouco se sabe. O presidente da Comexport apenas disse que tratam-se de três de suas parceiras. Entre as montadoras que trabalham atualmente com a importadora estão Volvo, Mercedes-Benz e Toyota, das quais apenas a última possui produção nacional.
A chinesa Neta, que nessa semana mostrou seus três primeiros modelos que serão vendidos no Brasil, pode ser das interessadas. Durante a apresentação dos modelos Aya, X e GT, os executivos da montadora confirmaram que querem iniciar a produção no Brasil, podendo construir uma fábrica do zero ou utilizar alguma já existente.
(Divulgação/Ford)
Setembro de 2021 marcará a produção do último Troller (Divulgação/Ford)
Segundo comunicado distribuído aos funcionários da fábrica de Horizonte (CE) nesta segunda-feira (9), o encerramento da produção de novos veículos se dará até o fim de setembro. “A produção de peças terá continuidade até o mês de novembro”, informou a companhia, a fim de suprir a demanda de manutenção da clientela.
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Apesar do choque de realidade não houve surpresa, dado que a Ford anunciou o destino da Troller há oito meses, quando também oficializou o fechamento de suas fábricas no Brasil. A norte-americana incorporou a Troller em 2007, tendo aposentado a problemática picape Pantanal e focado na modernização do valente jipe T4 nos último anos.
Comunicado distribuído aos funcionários da Troller em Horizonte (CE) (@deolhoemhorizonte/Instagram)
A partir de agora, o foco da empresa está em vender maquinário e a ampla fábrica, com 120.142 m² de terreno e 21.736 m² de área construída. Segundo informações do jornal Diário do Nordeste, há tratativas avançadas envolvendo investidores nacionais, sem ligação com a indústria automotiva.
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Segundo a apuração, há expectativa de que o futuro dono também comande a marca, investindo em novos modelos e preparando o terreno para a eletrificação da Troller, cujo modelo único T4 é vendido com motor 3.2 diesel que também equipa a Ford Ranger.
Adquirida pela Ford em 2007, Troller comercializa apenas um modelo, o polivalente jipe T4 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Com cerca de 470 empregos gerados a partir da fabricação do T4, haverá rodadas de negociação entre a marca e o Sindicato dos Metalúrgicos de Maracanaú (Sindimetal). A expectativa é que as partes cheguem a “acordo justo e viável, assegurando que a relação de trabalho com a Troller seja encerrada de maneira adequada, garantido a todos os nossos empregados que seus direitos serão respeitados”.
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teste No Japão, usava os nomes Forte e Strada, enquanto o resto do mundo conhecia essa picape como Mitsubishi L200. Foi com essa identidade que ela chegou ao Brasil, em 1992. O que ninguém poderia imaginar é que o nome Triton, que surgiu para identificar a quarta geração, em 2006, se tornaria mais forte. Prazer, esta é a nova Mitsubishi Triton.
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