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Ferrari Dino 208 única no Brasil pode ser vendida por R$ 1.000 em leilão

Exemplar é a única do Brasil e é avaliada em quase R$ 1.100. A Ferrari está apreendida desde 2006 e foi até vítima de golpe no passado

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 2 jul 2024, 14h12 - Publicado em 2 jul 2024, 14h00
Ferrari Dino GT4 sucata
 (Justiça Federal de São Paulo/Reprodução)
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Não é todo dia que uma Ferrari aparece em um leilão, ainda mais custando cerca de R$ 1.100. É essa a situação da Ferrari Dino 208 GT4 de 1975, a única do Brasil e que está sendo leiloada pela Justiça Federal de São Paulo.

As fotos tornam a descrição do veículo no site Sanches Leilões redundante. Claramente, a Dino está em um estado terrível — péssimo é pouco. Lataria enferrujada, interior completamente deteriorado e componentes mecânicos e do motor V8 já corroídos pela ferrugem. Inclusive, a Justiça está leiloando o veículo como sucata.

Ferrari Dino GT4 sucata
(Justiça Federal de São Paulo/Reprodução)

Mas ela pode ser sua. Atualmente, o lance está em R$ 1.092,50 (mesmo valor da avaliação feita pela Justiça) e o leilão continuará até o próximo dia 8.

Se por algum motivo você achar que pode recuperá-la, preste atenção, já que o carro não poderá ser licenciado novamente — e não é por conta do seu chassi adulterado. No Brasil, todo veículo leiloado como sucata, não pode tirar uma nova documentação, mesmo que alguém o restaure e ele voltar a ser um carro funcional.

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Ferrari Dino GT4 sucata
(Justiça Federal de São Paulo/Reprodução)

Outro detalhe é que, no estado de São Paulo, apenas desmontes credenciados pelo Detran podem arrematar sucatas. Essa lei muda de acordo com cada estado, sendo que alguns, como o Rio de Janeiro, permitem a compra de sucatas como pessoa física. Entretanto, em nenhum deles o veículo pode tirar uma nova documentação.

Ferrari Dino GT4 sucata
(Justiça Federal de São Paulo/Reprodução)

História da única Ferrari Dino 208 GT4

O modelo que está sendo leiloado é o único a ser importado para o Brasil. Os últimos relatos da sua história datam o ano de 2002, quando seu então proprietário, o romeno Ferry Lazar, levou a Dino para reparos em uma oficina. Porém, quando retornou, não havia mais oficina no local e o carro desapareceu.

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Ferrari Dino GT4 sucata
(Justiça Federal de São Paulo/Reprodução)

Um ano depois, Lazar reencontrou seu carro. Porém, de azul, ela passou para amarela e estava sob a posse de um novo dono: Ariovaldo Vicentini, que prontificou-se a esclarecer a situação com a polícia. É possível que tenha sido nesse sumiço que o carro tenha tido seu chassi adulterado.

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A justiça determinou que ambos foram vítimas de um golpe. Desde 2006 o carro segue apreendido e atualmente encontra-se em um pátio em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

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