Única, Ferrari F40 de 1991 não encontra compradores em leilão
Exemplar teve sua cabine modificada de fábrica a pedido do primeiro dono
Tido como um dos modelos mais interessantes já feitos pela Ferrari desde sua fundação, a F40 é um carro que geralmente tem muita procura no mercado de esportivos de alto luxo, sobretudo em grandes leilões. Apesar disso, um exemplar particularmente raro não teve a sorte de encontrar um comprador no mais recente pregão promovido pela H&H Auctions.
De acordo com a leiloeira, trata-se da única unidade da F40 que teve sua cabine modificada de fábrica pela própria Ferrari a pedido do primeiro dono. O proprietário em questão era F.J. Connoly, um dos membros da dinastia mundial do couro. Exatamente por isso, ele queria acrescentar conforto ao interior do modelo, solicitando à montadora que fizesse algumas alterações no revestimento, fáceis de ser percebidas nas fotos, como a cor marrom dos bancos, e não o tradicional vermelho.
Outro detalhe curioso relacionado a este modelo é o fato de ser um dos 58 modelos produzidos tendo como destinatário o mercado do Reino Unido. Note que, apesar disso, o volante desta F40 fica do lado esquerdo, como ocorre na maioria dos países. Essa é uma configuração na qual a Ferrari optou por nunca mexer, mesmo sabendo que em algumas regiões de colonização britânica (como África do Sul, Índia e Austrália) a direção fica do lado direito – nota: há alguns exemplares da F40 convertidas por oficinas, mas não de fábrica.
Mesmo com todos esses atributos, ninguém se interessou em adquirir o raro modelo. A H&H tinha projetado que o preço de arremate pudesse ficar entre 750 mil e 800 mil libras esterlinas, algo que poderia chegar, na conversão, a R$ 4,745 milhões. O valor não é irreal para uma F40 – em agosto deste ano, a Coys conseguiu vender uma unidade por 791 mil libras, por exemplo; em fevereiro, o recorde para o modelo foi obtido pela RM Sotheby: 1,17 milhão de euros.
VEJA MAIS– Ferrari Dino 208 GT4 pode ser vendida como ferro-velho em Santo André– Leilão tem clássicos da Ferrari e outros veículos históricos