Se você estava com saudades de Ken Block, pode comemorar. O astro do drift está de volta – ou quase isso, como você descobrirá em breve – em um novo vídeo da equipe Hoonigan. Que tal conhecer seu clássico Ford Escort 1978 transformado em um bólido para drifting?
O carro foi adquirido por Ken em 2008 e preparado para eventos de pista, mas dada a quantidade cada vez menor deste tipo de competição, o piloto cogitou transformá-lo em um carro de rali. Mas logo mudou de ideia. Primeiro veículo com tração traseira utilizado por Block desde o Subaru Impreza, o Escort tem um motor 2.5 de quatro cilindros em linha, preparado para render 337 cv. É bem menos que os 860 cv do V8 de 6,7 litros do Mustang utilizado na “Gymkhana” anterior, mas certamente não é menos divertido.
O coração do Escort Mk2 é naturalmente aspirado e gira a mais de 9.000 rpm. A preparação ficou a cargo da britânica Millington, que equipou o cupê com duplo comando no cabeçote e câmbio sequencial de seis marchas. A suspensão foi calibrada pela Quick Motorsports, as rodas feitas sob medida são da Fifteen52, o belo kit aerodinâmico (com para-choques reestilizados e alargadores gigantescos nos para-lamas) foi desenvolvido pela japonesa Rocket Bunny e os pneus foram fornecidos pela Pirelli. Por dentro, banco concha Recaro, cintos de segurança de seis pontos Sabelt, gaiola de proteção e o mínimo de distrações no painel.
Chega de papo furado e vamos ao que interessa. Desta vez, Block abdica do papel de protagonista e empresta o Escort a seu amigo Ryan Tuerck, tão talentoso quanto Ken na arte de andar de lado. Logo depois de assistir este vídeo você descobrirá porque não sentimos saudades das antigas máquinas de Block…