Velhinhos em alta: o Fusca ainda vende mais que Argo e Kwid
Escort e Kombi também vão bem entre os usados, mesmo fora de linha há anos
O Fusca saiu de linha em 1996, mas ainda é um campeão de vendas. Assim como ele, o Ford Escort, a VW Kombi e até a velha Pampa já se despediram das lojas há anos. Porém, esses clássicos são figurinhas fáceis nos classificados e nas impressoras do Detran.
Em janeiro, a máquina que imprime os documentos de transferência e certificados de registro escreveram o nome “Fusca” 5.907 vezes.
Com tanta venda de Fusca, o velho Volks gira no mercado mais que o Argo (4.972 unidades vendidas) e Kwid (2.729 carros) – durante o mesmo período.
No acumulado de 2017, os números do Fusquinha impressionam ainda mais. Com 84.267 modelos negociados, o VW seria o 4° no ranking dos novos mais vendidos, ficando à frente até do irmão mais novo, o Gol, que teve 73.919 unidades emplacadas no último ano.
O Ford Escort (que saiu de linha em 2003) também segue firme entre os usados. O veterano teve 50.533 unidades negociadas durante 2017 – números que o colocariam à frente do Jeep Compass, atual detentor do título de SUV mais vendido do Brasil.
No primeiro mês deste ano foram 3.588 exemplares negociados.
Entre os comerciais leves, a Kombi teve 5.058 unidades comercializadas em janeiro. A van, fabricada até o fim de 2013, pode ser encontrada no mercado de usados (alternando ano de produção e quilometragem rodada) com valores entre R$ 9 mil e R$ 30 mil – isso, claro, sem contar os exemplares de colecionadores ou modelos especiais.
As picapes Pampa (1.391) e Courier (1.296) também são exemplos de modelos antigos e fora de linha que ainda figuram entre os mais vendidos no ranking da Fenabrave.
O Voyage teve 12.596 unidades comercializadas em janeiro, porém, os números são a soma de todas as gerações do sedã.