2022 foi um ótimo ano para os veículos elétricos. De acordo com dados da JATO Dynamics, o volume de carros elétricos a bateria teve um crescimento de 66% nas vendas, atingindo a marca de 7,37 milhões de unidades. Isso representa uma participação global de 9,3% no ano passado, contra 5,5% em 2021.
Não é à toa que no ranking dos modelos mais vendidos o Tesla Model Y apareça na terceira posição, ameaçando o reinado da Toyota. O SUV elétrico teve um volume global de 747.000 unidades, ficando atrás dos Toyota Corolla sedã (942.000) e RAV4 (1.016.000). Vale ressaltar que a pesquisa da Jato leva em consideração dados de vendas de 53 mercados, juntamente com pesquisas e estimativas adicionais para outros 95.
“É um momento histórico ver um veículo puramente elétrico não apenas tão perto da primeira posição, mas uma marca relativamente nova chegando tão longe no ranking global, principalmente porque não são os veículos mais acessíveis”, disse Felipe Munoz, analista global da JATO.
Além do Model Y, a Tesla também aparece em décimo lugar no ranking, com o Model 3, que vendeu um total de 482.000 unidades. Esse sucesso não é por acaso, entre as montadoras de veículos elétricos, a Tesla foi a que mais cresceu em questão de volume de vendas, aumentando em 43%.
Apesar do bom momento em seu segmento, a montadora de Elon Musk vê forte concorrência dos chineses. No país asiático, a participação da Tesla caiu para 17,4% no mercado de EVs e os principais responsáveis por isso foram as montadoras locais, que tiveram um crescimento de 90% no número total de vendas globais de elétricos, em relação a 2021.
A principal delas foi a BYD, segunda marca mais vendida no segmento dos elétricos. Em 2022, a montadora chinesa foi que teve o crescimento mais rápido do mundo, aumentando seu volume de vendas em cerca de 184%, e totalizando mais de 911.000 unidades vendidas.
Entre os mercados, China e Europa seguem líderes entre os elétricos, com 15,6% e 14,2%. A surpresa aparece no ranking geral (levando em consideração elétricos e a combustão), onde a Índia teve um aumento de 24% na sua demanda, registrando um novo recorde de 4,37 milhões de unidades registradas. Isso foi o suficiente para o país passar o Japão como terceiro maior mercado mundial.
“A confiança do consumidor foi reforçada pela economia em recuperação e políticas governamentais de apoio, incluindo incentivos vinculados à produção totalizando US$ 7,5 bilhões nos próximos cinco anos para incentivar as exportações e a introdução de um novo política de sucateamento de veículos para aumentar a demanda por veículos novos. Os bancos e as instituições financeiras também se tornaram mais complacentes em oferecer empréstimos a taxas competitivas”, explicou Ravi Bhatia, diretor e presitende da Jato Dynamics India.