Vendas em maio: motos elétricas crescem 878%, Strada lidera e Pulse cai
Gasolina alta fortalece segmento inusitado em maio. Enquanto o Pulse despenca, Tracker surpreende e Strada e HB20 mantém reinado
O relatório mensal divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostra que o mês de maio foi o melhor de 2022 em volume de vendas de veículos no Brasil. Segundo a atualização divulgada nesta quinta-feira (2), foram 338.440 veículos novos emplacados, entre automóveis e comerciais leves (principalmente picapes e furgões).
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Também foram divulgadas vendas por modelo, sem grandes surpresas. Mais uma vez a Fiat Strada foi o veículo mais vendido do Brasil, com 11.532 unidades emplacadas. Em segundo lugar, vem o Hyundai HB20, líder dos automóveis, com 9.634.
Ainda que liderassem em abril, a dupla teve um acréscimo significativo nas vendas, assim como o resto do mercado. De acordo com a Fenabrave, maio foi o melhor mês para a indústria automotiva em 2022. Além de ser composto por 31 dias, o mês recém-acabado também se favoreceu de fatos concretos, como a “disponibilização de veículos que estavam à espera de peças, nos pátios das montadoras”.
Problemas na China, problemas no Brasil
Em meio ao caos logístico que veio junto da covid-19, o rigoroso lockdown imposto à cidade de Xangai, com mais de 26 milhões de habitantes, foi especialmente danosa à indústria. Com o maior porto de cargas do mundo fechado, houve um imenso “engarrafamento” na região da Ásia, afetando uma vastidão de setores.
Com o lockdown acabando, o porto de Xangai voltou a operar ontem (1) e corre para diminuir a fila de mais de 300 navios que aguardam para seguir viagem. Enquanto isso, outros portos da região tentam atender a demanda e, segundo o Royal Bank of Canada, um contêiner leva 74 dias para ir da China à América (o dobro da média pré-covid).
Fiat Pulse na contramão
Com marketing agressivo e crescente sucesso, o Fiat Pulse ostentou, em abril, a liderança de vendas entre os SUVs. Mas a briga no segmento mais concorrido do país não parece decidida, e o utilitário compacto da Fiat foi um dos poucos a ter queda no volume: 4.950 emplacamentos, cerca de 10% a menos que no mês anterior.
Com a diminuição, o Pulse foi ultrapassado por nada menos que cinco outros SUVs. De acordo com fontes da Stellantis, a queda pode estar relacionada a um “rodízio” na linha de montagem. A aposta é de que, em junho, o modelo tenha uma recuperação significativa.
Mesmo assim, o utilitário fabricado em Minas Gerais está bem à frente do Volkswagen Nivus, seu rival mais óbvio, que vendeu 4.807 unidades e sofre com escassez ainda mais crítica. Enquanto isso, a “coroa” entre o SUVs fica com o Chevrolet Tracker, em sexto lugar geral, seguido por Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Jeep Compass e Chevrolet Onix Plus, único sedã do top-10.
Ano de cautela e de elétricos
Segundo Andreta Jr, presidente da Fenabrave, a tendência é de estabilidade, já que não há motivos para que cresça oferta ou demanda. Mas podia ser pior, sugere: “(essa estabilidade) já é desejável, considerando um ano bastante incerto como o que estamos vivendo”.
A boa notícia é modelos híbridos e elétricos vêm consolidando crescimento, que, de janeiro a maio, já é de 57,5% comparado ao mesmo período de 2021. Neste ano já são 16.393 modelos eletrificados que saem da concessionária, um número que é pouco, reconhece a Fenabrave, mas já entrega tendências de consumo.
O presidente do órgão também destacou a explosão de emplacamentos de motos elétricas, com 3.062 duas-rodas eletrificadas ganhando as ruas de janeiro a maio. É um crescimento de 878% em relação ao mesmo período de 2021, mas ainda corresponde a meros 0,59% do volume total.
Entre os motivos que fazem a Fenabrave apostar em “excelente ano de 2022” para o segmento há o preço cada vez maior do combustível e a crescente demanda por entregas via aplicativo.
Veja os 30 carros mais vendidos do Brasil em maio:
Posição | Modelo | Unidades |
1º | Fiat Strada | 11.532 |
2º | Hyundai HB20 | 9.634 |
3º | Fiat Mobi | 7.493 |
4º | Chevrolet Onix | 6.982 |
5º | Volkswagen Gol | 6.980 |
6º | Chevrolet Tracker | 6.564 |
7º | Hyundai Creta | 6.411 |
8º | Volkswagen T-Cross | 6.406 |
9º | Jeep Compass | 5.924 |
10º | Chevrolet Onix Plus | 5.647 |
11º | Jeep Renegade | 5.489 |
12º | Fiat Toro | 5.287 |
13º | Fiat Pulse | 4.950 |
14º | Nissan Kicks | 4.892 |
15º | Toyota Corolla | 4.169 |
16º | Toyota Hilux | 4.145 |
17º | Volkswagen Nivus | 4.087 |
18º | Toyota Corolla Cross | 3.905 |
19º | Fiat Cronos | 3.682 |
20º | Volkswagen Voyage | 3.511 |
21º | Fiat Argo | 3.415 |
22º | Hyundai HB20S | 3.003 |
23º | Peugeot 208 | 2.812 |
24º | Renault Kwid | 2.757 |
25º | Chevrolet S10 | 2.715 |
26º | Honda City | 2.383 |
27º | Toyota Yaris Hatch | 2.281 |
28º | Fiat Fiorino | 2.165 |
29º | Chevrolet Spin | 1.926 |
30º | Mitsubishi L200 | 1.819 |