Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sucesso do Mustang Mach-E derruba participação da Tesla entre elétricos

Boas vendas do Mach-E foram fizeram participação da Tesla cair de 81% em fevereiro de 2020 para 69% no último mês

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 14h58 - Publicado em 8 mar 2021, 17h52
mach e
March-E chega às lojas dos Estados Unidos no final de 2020 (Divulgação/Ford)

Parece que finalmente a hegemonia da Tesla no mercado de elétricos nos Estados Unidos pode começar a ser arranhada. E o responsável por essa mudança vem sendo o Ford Mustang Mach-E, que vem galgando posições no ranking de vendas a cada mês no mercado americano.

Em fevereiro, foram vendidos 3.739 unidades do Mach-E, aparentemente pouco para os padrões dos EUA, mas suficientes para derrubar a participação de mercado da Tesla dos 81% de fevereiro de 2020 para 69% no último mês. Os dados são de um relatório da consultoria Morgan Stanley. O Mustang foi o principal responsável pela queda da Tesla.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A marca de Elon Musk ainda é dominante no mercado e também vê suas vendas crescerem, a despeito da queda na participação. No entanto, o crescimento acompanha o aumento geral nas vendas de elétricos, que já registra salto de 34% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2020.

tesla
(Tesla/Divulgação)

Enquanto as vendas de elétricos crescem, as de veículos com motor a combustão já caíram 5,4% nos Estados Unidos entre 2020 e 2021.

Ainda assim, as vendas de elétricos ainda são concentradas em alguns estados norte-americanos. Um quinto dos Mach-E foram vendidos apenas na Califórnia, onde os incentivos fiscais são maiores e as regras antipoluição mais rígidas do que em outros estados. Em 2019, metade dos Tesla Model 3 foram emplacados lá.

Claro, há várias outras marcas também tentando abocanhar uma fatia desse mercado, de startups como Lucid Motors e Rivian, a marcas tradicionais como GM e Volkswagen, que vem investindo pesado em novos modelos elétricos.

Isso leva a crer que a dominância da Tesla nesse mercado pode ter prazo de validade. Embora o desempenho da empresa seja considerado formidável, é questão de tempo até outras marcas atingirem o mesmo nível de participação de mercado.

Por isso, a Tesla vem se movimentando para ao menos atenuar a tendência de queda. A marca ainda pretende lançar um novo modelo elétrico de entrada, com preço na faixa dos US$ 25.000, e vem avançando na expansão da fábrica da China, a Gigafactory.

O mercado chinês, aliás, é crucial para a Tesla. Em 2020, a marca dobrou seus rendimentos por lá, lucro que deve continuar subindo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.