Desde que foi lançado globalmente, em 1984, o Volkswagen Jetta é chamado por alguns de “GTI com porta-malas”. A fim de honrar essa esportividade quase inata do sedã, a Volkswagen criou uma versão altamente preparada do carro, o Jetta GLI Performance, que está exposto na SEMA 2022, a atual edição do salão de veículos tunados que acontece em Las Vegas, EUA.
Criado pelo escritório de design da Volks na Califórnia, o Jetta envenenado tem preparo equivalente ao que seria um stage 3 não-oficial. O motor EA88 Gen 3 2.0 turbo ganhou nova turbina, entradas de ar funcionais em fibra de carbono e intercooler esportivo, além de modificações na circulação de óleo.
No fim das contas, o modelo saltou dos 232 cv e 35,7 kgfm para impressionantes 355 cv e 51,4 kgfm, com tração dianteira e câmbio manual de seis marchas com embreagem modificada. Ainda foram acrescentados freios de carbono-cerâmica com seis pistões e 15’’ de diâmetro e conjunto de suspensão que inclui amortecedores coil-over, braços de alumínio e extensa capacidade de ajuste, como em um carro de corrida.
Houve tamanho cuidado na suspensão, que o underbody do carro recebeu longarinas adicionais, a fim de aumentar a rigidez torcional. Serve para diminuir a torção da carroceria mas, principalmente, neste caso, para que a geometria de suspensão esteja sempre adequada ao comportamento dinâmico do carro.
Visual ousado
Feito com base em um Jetta GLI convencional, o carro-conceito ganhou novos para-choques tanto à frente quanto atrás, aumentando sua largura em 2 cm. As caixas de roda também foram modificadas e o desenho externo foi feito com aplicação de vinil preto sobre a carroceria vermelha.
O interior traz um clássico para bancos Recaro Pole Position, com padrão geométrico que remete ao exterior. Nada disso, entretanto, chama tanto atenção quanto as rodas de aro 20 que são coberta pelo AeroDisc. No Jetta GLI Performance Concept a pintura da cobertura é discreta, mas a Volkswagen ressalta que no site da Rotiform é possível baixar diferentes modelos de adesivos para que, no caso de se inspirar no Jetta envenenado, o dono tenha mais liberdade criativa.