Se no Brasil temos a Kombi, na Europa a Volkswagen tem a van Califórnia. Ambas não tem o mesmo propósito, mas marcaram algumas gerações.
A VW Califórnia é uma van de camping que está disponível no mercado europeu há mais de duas décadas. Agora, a montadora alemã está fazendo uma reformulação completa no modelo.
O modelo tem visual semelhante ao ID. Buzz (a nova Kombi elétrica), mas é maior e com um propósito bem diferente – a exemplo da cama localizada no teto. Aliás, a nova van ficou maior e mais larga que a sua antecessora.
A nova linha da Califórnia está disponível em cinco versões, sendo elas: Beach, Beach Tour, Beach Camper, Coast e Ocean, sendo cada uma com um acabamento diferente.
Começando pela Beach, essa é a oferta mais barata do modelo, que vem equipada de série com capota manual e oferece capacidade para seis pessoas na configuração 2+2 para a segunda e terceira fileiras. Além disso, ela também está equipada com teto retrátil e portas deslizantes em ambos os lados, o que virou padrão para todas as versões da van.
Para a versão Beach Tour, traz bancos dianteiros giratórios, iluminação no teto, janelas deslizantes nas portas traseiras e uma nova tela de comandos de 5 polegadas ao lado do banco do passageiro. Essa tela controla as funções de camping da van, incluindo sistemas de aquecimento e iluminação, e pode ainda ainda fornecer informações sobre o carro.
Já o Beach Camper ganha uma configuração com cinco lugares e uma minicozinha. No espaço interno, a van está equipada com um fogão de apenas uma boca, gaveta para talheres e uma pequena dispensa.
Já a versão Coast troca o espaço dos passageiros por um espaço prático, com layout de quatro lugares e uma cozinha maior e completa, com armários, pia, geladeira e o mesmo fogão de uma boca. A versão topo de linha Ocean traz de diferente apenas bancos dianteiros aquecidos, espaço de armazenamento no teto e aquecedor auxiliar.
Para a motorização, a van está disponível em três opções. O primeiro é um motor 2.0 TDI turbodiesel de 150cv. O segundo é um 2.0 TSI de 204 cv. Ambas versões estão acopladas a uma transmissão DSG de sete marchas e tração dianteira.
A última e mais nova opção tem tecnologia PHEV e está equipada com um motor 1.5 TSI trabalhando em conjunto de um motor elétrico, gerando 245 cv. Nesta configuração, a van da VW pode rebocar um trailer de até 2 toneladas. Esta variante híbrida plug-in, que ainda possui tração integral, é o primeiro modelo da plataforma MQB a utilizar essa tecnologia.
Os valores da nova van da Volkswagen ainda não foram divulgados, até porque sua pré-venda iniciará apenas em junho. Porém, para efeito comparativo, a versão atual da Califórnia parte dos € 53.565 (R$ 298.000).