Volkswagen confirma Kombi elétrica esportiva de 340 cv e tração integral
Executivo da Volkswagen confirma a versão elétrica da nova Kombi, que possivelmente será exclusiva do mercado europeu
Desde outubro do ano passado, os fanáticos por Kombi tinham motivos para se alegrar, já que sua sucessora espiritual e elétrica, a Volkswagen ID.Buzz, teve uma versão GTX, com maior apelo esportivo, adiantada. O que eles não sabiam é que esse modelo deve chegar ainda em 2023 — com motivos para ainda mais empolgação.
A confirmação veio do chefe de pesquisa e desenvolvimento da montadora, Kai Gruenitz, em entrevista recente ao site Autocar. “A (ID.Buzz) GTX será uma versão bacana de alto desempenho, com 250 kW (340 cv), interior dedicado, novas cores externas e alguns recursos adicionais”. O executivo também destacou o arranjo bimotor do modelo, garantindo-o, assim, tração integral.
Outro fato confirmado por Gruenitz diz respeito à aparência. Ainda não há imagens divulgadas, mas o nome GTX não se referirá apenas à performance, mas também a um visual mais agressivo. O ID.4 GTX dá dicas dessa roupagem: o SUV ganhou o nome da versão escrito na traseira assim como um spoiler no teto, novos difusores e para-choques e bancos esportivos.
O que não sabemos é se a ID. Buzz GTX será vendida apenas na Europa ou chegará também aos Estados Unidos. Por lá, o executivo revelou que tem outros planos.
Além de uma versão mais potente que a europeia e com capacidade para sete ocupantes – com direito a cadeira giratória para o motorista – Gruenitz também afirmou que a VW está trabalhando em uma versão “Califórnia” da ID.Buzz, focada no camping e que deve chegar em 2025. Uma variante picape também está sendo cogitada.