Volkswagen Gol terá série de despedida por mais de R$ 100.000
Assim como o ex-rival Fiat Uno, o Gol deixará o mercado ainda em 2022 com uma série especial bem equipada e com adesivos especiais
Após uma história com mais de quatro décadas, o Volkswagen Gol deixará de ser produzido ainda em 2022. O modelo sairá de linha para dar lugar a outro mais moderno, seguro e eficiente, com justificativas mais plausíveis ao encarecimento dos compactos no Brasil. A novidade, porém, é que o hatch ganhará uma série especial de despedida do mercado.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A estratégia será basicamente a mesma do Fiat Uno Ciao, ou seja, uma série com elementos alusivos à despedida de um dos maiores nomes da indústria automotiva brasileira. De acordo com a apuração do site Autos Segredos, a última edição do Gol será produzida entre agosto e novembro deste ano, limitada a 1.000 unidades.
O nome, segundo a publicação, ainda não foi definido (seria Last Edition, como na Kombi?), mas o preço já, e ele não será nada convidativo: não sairá por menos de R$ 100.000 (contra os pouco mais de R$ 80.000 alcançados atualmente). Já no visual, o hatch deverá ganhar adesivos de identificação e uma cor padrão para a carroceria, como no Uno.
A lista de equipamentos de série será generosa, com vidros elétricos nas quatro portas, direção hidráulica, volante multifuncional, central multimídia, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado, entre outros.
O motor, por sua vez, será o 1.0 de até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque com etanol, sempre com câmbio manual de cinco marchas. As configurações com motor 1.6 foram descontinuadas por não atenderem às novas normas de emissões.
Vale dizer que a série marcará apenas a despedida do hatch. O Voyage também deixará de existir em 2022, mas o sedã sairá de cena discretamente, sem aplausos.
Substituto a caminho
Com o fim do Gol ainda em 2022, não demorará muito para que a vaga de carro mais barato da marca seja preenchida. Já em 2023 o Polo Track chegará com esta missão.
O modelo, sempre com motor 1.0, terá visual inédito em relação ao europeu, com para-choques e grades exclusivos, mas não seguirá tendência de um visual aventureiro, como o nome sugere. Seu propósito será, justamente, o de ser simples e “barato”.
Na Argentina, o Gol já foi descontinuado e substituído pelo Polo Track – diferente do brasileiro.