A linha 2024 do Volkswagen Golf ficará marcada como a última a oferecer câmbio manual, após quase 50 anos de história do hatch médio. Para que o fim da transmissão tão querida pelos puristas não passe batido, o esportivo passa a ter a série de despedida GTI 380, que acompanhará todos os últimos GTI manuais destinados aos Estados Unidos.
Para deixar a exclusividade visível, o GTI 380 incorpora detalhes como teto e retrovisores pintados em preto, frisos vermelhos e rodas pretas de alumínio, com 19 polegadas, emprestadas do Golf R 20th Anniversary. Ele também ganha um tom de cinza exclusivo para a carroceria, além de outras cores já presentes no GTI padrão, como cinza, preto, branco, prata, vermelho e azul.
O interior também é característico, com os clássicos bancos xadrez do GTI, mas tem variações de acabamentos seguindo as versões (S, SE e Autobahn), já que a edição será padrão para todos os GTI manuais. Na Autobahn, por exemplo, os bancos são revestidos em couro Vienna, item opcional na versão SE e indisponível na S. Quando os bancos são em couro, porém, não há xadrez.
Na mecânica, o modelo tem suspensão adaptativa e o mesmo motor presente nos demais GTI – o que não é ruim. O 2.0 turbo entrega 244 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, aliado, claro, ao câmbio manual de seis marchas.
O fim do câmbio manual para o Golf não diz sobre o mercado, mas sobre as novas regras de emissões europeias do Euro 7, mais rígidas, e que entrarão em vigor em 2025. Mesmo que por uma pequena diferença, a transmissão com pedal de embreagem é mais poluente que a DSG, de dupla embreagem e 7 marchas, suficiente para que tenha que deixar de existir.
Já o próximo passo do Golf será acabar como conhecemos, já que sua nona geração será elétrica. Previsto para ser apresentado em 2028, o modelo poderá fazer parte da família ID. Antes disso, em 2024, o hatch médio passará por uma leve reestilização.