O Volkswagen ID.4 veio ao Brasil pela primeira vez em 2021 para testar sua popularidade por aqui. No ano passado, pudemos testá-lo em nossa pista. Em março deste ano, a VW confirmou que o SUV chegaria ainda em 2023. Três meses se passaram e estamos bem perto do lançamento do primeiro elétrico da marca alemã – mas sua chegada pode não ser do jeito que o brasileiro esperava.
Em seu Instagram, a Volkswagen publicou uma imagem do SUV elétrico com os dizeres: “Seu ID.4 por assinatura. Em breve, disponível para todo o Brasil”. Um balde de água fria para quem gostaria de comprar o carro.
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Pelo menos por enquanto, como a própria Volkswagen explica na postagem, o ID.4 será oferecido somente por assinatura, através do Sign&Drive. Diferentemente de outros programas de assinaturas, este não permite a compra do veículo após o fim do contrato. O cliente tem como opção renová-lo ou devolver o carro.
Logo, vamos demorar um pouco mais para saber qual será o preço do ID.4, quando ele for comercializado por aqui. O mais provável é que ele não custe menos de R$ 300.000, sendo o carro mais caro da marca à venda no país. Além disso, o site da Sign&Drive ainda não tem informações do SUV elétrico, como o valor mensal da assinatura.
Seguindo a lógica, o ID.4 também poderá ter a mensalidade mais cara do programa de assinaturas. Atualmente, o posto é da Amarok Highline, que custa R$ 302.370 e tem parcelas de R$ 5.999 por mês no Sign&Drive. A Volkswagen oferece planos de 12 a 24 meses, mas para incentivar o consumidor a adquirir um carro elétrico, é possível que a marca ofereça condições e preços diferenciados em seu “lançamento”.
A data para o carro chegar às lojas ainda é um mistério, assim como a versão que teremos no Brasil. O mais provável é que o ID.4 desembarque por aqui na versão Pro, equipada com motor elétrico traseiro de 204 cv e 31,5 kgfm, que garantiu um 0 a 100 km/h de 8,4 segundos em nosso teste.
Já a bateria tem 77 kWh e garante 522 km de alcance segundo o ciclo WLTP. O carregamento de 0 a 80% pode ser feito em apenas 50 minutos usando um carregadores de 100 kW, segundo a marca.