Uma nova rodada de testes de colisão do Latin NCap (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe) terminou com nota máxima para o Volkswagen Nivus, fabricado no Brasil. Por outro lado, o Honda WR-V, produzido em solo brasileiro apenas para exportação, decepcionou.
O SUV-cupê da Volks passou por testes de impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de cidade e alta velocidade, assistentes de velocidade e de controle de estabilidade.
Em todas as modalidades de impacto, o Nivus recebeu classificações variando entre bom (melhor pontuação) e adequado (logo abaixo de bom). No frontal, a proteção para cabeça e pescoço foi boa para motorista e passageiro, enquanto para o tórax o passageiro teve boa proteção e, o motorista, adequada.
O mesmo vale para as pernas, com proteção máxima para os joelhos de motorista e passageiro e, para as canelas, boa para passageiro e adequada para motorista. Equipamentos como controle de estabilidade, seis airbags, piloto automático adaptativo e frenagem de emergência contribuíram para o bom resultado do modelo nos testes.
Ao fim, o Nivus conquistou cinco estrelas com 92,47% em proteção para ocupantes adultos, 91,57% para crianças, 48,74% para pedestres e usuários vulneráveis das estradas (segundo o órgão, esperava-se melhores resultados neste quesito), e 84,95% em assistência à segurança.
“É muito promissor que alguns fabricantes como a Volkswagen já estejam incluindo tecnologias avançadas de assistência à condução com uma maior participação em suas vendas, esperamos que em breve sejam padrão em todos os novos modelos vendidos no mercado, pois isso salvará muitas vidas em nossas ruas, principalmente as dos usuários vulneráveis das estradas”, disse Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCap.
Honda WR-V vai mal
Em contrapartida, o WR-V passou pelos mesmos testes e recebeu apenas uma estrela. Segundo o Latin NCap, o modelo tem cintos de segurança que não atendem aos requisitos, a falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro contribuiu para a baixa pontuação na proteção de crianças e o desempenho do controle de estabilidade foi aceitável. A falta de airbags de cortina de série também limitou a pontuação na proteção para adultos.
“O Latin NCAP incentiva a Honda a melhorar o WR-V e logo oferecer novamente modelos cinco estrelas para a região, já que a última vez que isso aconteceu foi em 2015”, apontou o secretário geral do Latin NCap. O WR-V continua sendo produzido no Brasil, mas não é mais vendido por aqui – sua produção local serve apenas para exportação.