O Autódromo de Goiânia receberá neste domingo, 19, o primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo, pilotado por Felipe Giaffone e que faz parte do grid da Copa Truck 2023.
O caminhão foi desenvolvido em parceria entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições sob a iniciativa Mission Zero, que quer zerar a emissão de carbono com esse veículo.
Eles querem usar a competição para testar novas tecnologias nessas condições extremas, como eficiência energética, segurança, otimização de peso e, claro, a neutralização de emissão de carbono. Ele foi pensado para que sua redução de consumo de combustível e emissão de carbono fossem diminuídos pelo apoio de um trem de força elétrico e por outros componentes.
O trem de força híbrido é composto por um motor elétrico que auxilia o motor a diesel. Essa junção é sincronizada ao sistema de tração, além de garantir a atuação do Kers, o sistema de regeneração de energia durante as frenagens. Detalhes de potência e torque, porém, não foram divulgados.
O caminhão ainda usa ligas metálicas com nióbio, dando mais resistência, leveza e segurança, facilitando na competição. A adoção de materiais nanocristalinos na eletroeletrônica e nos componentes de recarga prometem maior eficiência energética.
Segundo Érico França, especialista técnico da CBMM, “o nióbio é um elemento chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível. A Copa Truck permite testar os materiais e novos componentes ao limite.”.
Com esse caminhão, as marcas unidas querem acompanhar a tendência dos elétricos que está crescendo cada vez mais, dessa vez unindo desempenho e sustentabilidade em uma corrida de caminhões.