Volkswagen Taos parte de R$ 154.990 mirando em Corolla Cross e Compass
O SUV chega importado da Argentina em duas versões, sempre com o conhecido motor 1.4 TSI flex de 150 cv
A Volkswagen iniciou nesta quinta-feira (27) a pré-venda do Taos, que chega em pleno auge do segmento dos SUVs médios no Brasil, liderado pelo Jeep Compass e recentemente balançado pelo Toyota Corolla Cross. A novidade será vendida em duas versões a partir de R$ 154.990, e as primeiras unidades serão entregues em junho. Para a estreia, o modelo oferece um pacote opcional como edição de lançamento.
Preços do Volkswagen Taos
- Comfortline: R$ 154.990
- Highline: R$ 181.790
Com o pacote especial de lançamento, o modelo sai por R$ 191.060.
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Posicionado entre T-Cross e Tiguan, o modelo tem 4,46 metros de comprimento, 2,1 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas tem 498 litros de capacidade, ou seja, maior do que o dos seus rivais Compass (410 l) e Corolla Cross (440 l).
O desenho do SUV é típico de um Volkswagen, com grande uso de traços e elementos horizontais, e aparência sóbria. As laterais, que têm rodas sempre de 18 polegadas, e a traseira, com lanternas de LED, aerofólio e para-choque com uma faixa que simula uma grade de colmeia, são os ângulos mais comedidos do Taos.
É na dianteira que ele mostra sua maior dose de ousadia, a começar pela porção em preto brilhante, que toma o centro do para-choque e segue para as aberturas nas extremidades laterais da peça. Todas as grades, e nas partes que simulam aberturas abaixo da área em preto brilhante, a trama de colmeia dá um ar mais esportivo.
Mas o que mais chama atenção é a faixa luminosa que invade a grade, como se fosse uma continuação dos faróis. O item só está disponível na versão mais cara, Highline, que inclui ainda faróis de LED com o sistema IQ Light, com ajustes automáticos de faixa e de curva. Na versão Comfortline, a iluminação também é de LED, mas sem as assistências automáticas.
O interior também não foge à linguagem da marca e se assemelha ao “irmão” menor, T-Cross, que tem as saídas do ar-condicionado posicionadas abaixo da tela de 10 polegadas da central multimídia VW Play. O sistema, já presente em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, oferece uma ampla quantidade de aplicativos, além de 10 Gb de memória interna e conectividade com Android Auto e Apple Carplay. Assim como a central, o quadro de instrumentos digital é um item de série, mas varia de tamanho entre as configurações Comfortline e Highline.
Ainda falando de equipamentos, o SUV pode ter frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, frenagem automática pós-colisão, alerta de fadiga, detector de veículos em ponto cego, alerta de tráfego cruzado, 6 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial e ar-condicionado de duas zonas.
Em ambas as configurações, o Taos é sempre equipado com o já conhecido motor 1.4 TSI (turbo com injeção direta) flex de 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.000, câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. De acordo com a marca, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.
Assim como os rivais Compass e Corolla Cross, o modelo tem freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
Versões do Volkswagen Taos
- Comfortline:
Ar-condicionado de duas zonas com saída para o banco traseiro, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, Android Auto e Apple Carplay, piloto automático, câmera de ré, carregador de celulares por indução, faróis de LED com luz diurna automáticos, sensor de chuva, assistente de partida em rampas, 6 airbags, controles de estabilidade e tração, detector de fadiga, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, lanternas de LEDs, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e bancos de tecido.
Há também faróis de LED com regulagem manual do facho, rodas de 18 polegadas do modelo Logomera com pneus 215/55, quadro de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, chave presencial com partida do motor por botão, start-stop e volante de couro com aletas para troca de marcha. São quatro opções de cores para a carroceria, como branco Puro, prata Pyrit, cinza Indium e preto Mystic. A garantia é de 3 anos e as 3 primeiras revisões são gratuitas.
A configuração de entrada oferece dois pacotes opcionais: Conforto (bancos de couro com aquecimento para os dianteiros e ajustes elétricos para o motorista), por R$ 5.420, e Segurança (detector de pedestres, piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência), por R$ 4.790.
- Highline:
A versão mais cara tem todos os itens anteriores, mas acrescenta faróis de LED com sistema IQ Light, ou seja, ajuste automático de faixa e dinâmicos em curvas, detector de pedestres, detector de ponto cego, piloto automático adaptativo, assistente traseiro de saída de vaga, bancos de couro com aquecimento para os dianteiros e ajustes elétricos para o motorista, frenagem automática de emergência, faixa de LEDs na grade frontal e seletor de modo de condução (com as opções Eco, Normal, Sport e Individual).
Há ainda quadro de instrumentos digital com tela maior, de 10,25 polegadas e rodas de 18 polegadas do modelo Katana com pneus 215/55. A oferta de cores nesta configuração é maior, com branco Puro, prata Pyrit, cinza Indium, azul Atlantic, bege Mojawe, bege Mojawe com teto preto e preto Mystic. A garantia é de 3 anos e as 3 primeiras revisões são gratuitas.
São dois opcionais: teto solar panorâmico, por R$ 5.520, e o pacote de edição de lançamento, com rodas escurecidas, sistema de som Beats com 8 alto-falantes e subwoofer, teto e espelhos retrovisores pintados de preto e interior com acabamento diferenciado, por R$ 9.270. O pacote de lançamento inclui também 1 ano sem parcelas de financiamento pelo Banco Volkswagen, 1 ano de seguro, 1 ano de assinatura de cobrança automática de pedágio e 1 ano de mensalidade para aplicativos de leitura.
Ficha técnica – Volkswagen Taos
- Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, injeção direta, 1.395 cm³, 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 kgfm a 1.500 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Direção: elétrica
- Suspensão: McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
- Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
- Pneus: 215/55 R18
- Peso: 1.420 kg
- Dimensões: compr., 446,1 cm; larg., 209,7 cm; alt., 163,6; entre-eixos, 268 cm; porta-malas, 498 l; tanque de comb., 51 l