Volkswagen terá nova marca Scout para vender picape e SUV elétricos
Nome pode voltar e virar submarca focada em verículos off-road elétricos para concorrer com os Rivian
Ao que parece, a Volkswagen está planejando reviver o nome “Scout” como uma submarca de carros elétricos com vocação off-road. As informações são do Wall Street Journal, que ouviu fontes anônimas.
Esta submarca teria certa independência dentro do Grupo VW, com sua própria equipe de gestão, e venderia dois modelos em um primeiro momento: uma picape e um SUV.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Eles serão desenvolvidos sobre a mesma plataforma elétrica, do tipo skate, no qual o conjunto mecânico e a bateria ficam alojados no que seria o chassi do veículo, permitindo o uso de diversos tipos de carroceria.
Além disso, o SUV será praticamente do mesmo tamanho do Volkswagen Atlas e a camionete poderá ser ainda maior que uma Amarok. Eles foram planejados totalmente com foco em off-road, com muitas características em comum com os Rivian R1T e R1S.
Segundo o Wall Street Journal, a VW planeja investir US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) nesse projeto. Porém, a Reuters diz que o investimento inicial seria de 100 milhões de euros (R$ 500 milhões). De acordo com as reportagens, esse investimento vem de fontes externas e um IPO está em andamento.
Esse lançamento da marca Scout, pode estar relacionado com a construção de uma nova fábrica nos Estados Unidos, então confirmaria o alto investimento. Considerando esses elementos, é uma aposta de alto risco para a VW. Mas, caso dê certo, a marca ganharia a posição em um dos maiores e mais lucrativos segmentos do mercado norte-americano.
Se a fonte estiver precisa, a administração da Volkswagen decidirá hoje, 11 de maio de 2022 se a marca verá a luz do dia ou não, sua produção deve começar por volta de 2026 e a empresa tem como meta vender cerca de 250.000 veículos por ano nos Estados Unidos.
Por enquanto, nada é oficial. Porém, o chefe de design do Grupo Volkswagen, Klaus Zyciora, postou dois esboços que mostram a silhueta quadrada de um SUV com quatro portas da marca Scout e uma picape em seu instagram.
O post já foi removido mas prints circulam nas redes sociais e mostram uma legenda intrigante: “… trazer um verdadeiro ícone de volta à vida é uma tarefa desafiadora e uma grande honra. A jornada do Scout está prestes a começar.”.