Volkswagen Up! perde versões, fica mais barato e aposenta câmbio i-Motion
Com menos equipamentos de série, o modelo será vendido em apenas três configurações, uma com motor aspirado e duas com turbo
![Volkswagen Up! 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/9d4c2692-4926-4522-a5b0-773b6d94d82a-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Volkswagen Up! ficou mais barato no Brasil – mas precisou perder versões para isso. Agora, o hatch só tem três opções à venda: MPI, Connect e Xtreme, com preços a partir de R$ 49.590.
Em relação à antiga configuração de entrada, o modelo perdeu sensores de estacionamento traseiros (agora só disponíveis na topo de linha) e faróis de neblina. E não há mais opcionais.
![Volkswagen Up! 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/ded907ba-c23e-48ff-8249-1b3e2887c947-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, direção elétrica, luzes diurnas, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores elétricos, chave do tipo canivete, ajuste de altura para banco do motorista e coluna de direção, além do sistema de som com comandos no volante.
![Volkswagen Up! 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/b06da287-1ed8-4969-ba8d-56d10908b83f-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A intermediária Connect, de R$ 54.890 (que antes era edição especial), acrescenta iluminação ambiente do painel, som com conexão bluetooth, rodas de liga leve aro 15 e faróis de neblina.
![Volkswagen Up! 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/3a5d2721-c134-4f1e-a321-8296e5494131-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por fim, a versão Xtreme custa R$ 56.890 e substitui o Cross Up!, vendido a R$ 62.830 na linha 2019. Entretanto, não possui controle automático de velocidade nem volante revestido de couro.
![Volkswagen Up! 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/4790565e-0db3-4c7c-832d-82476368febc-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os motores seguem iguais: 1.0 MPI com 82 cv de potência e 10,4 mkgf de torque para a versão de entrada, além do 1.0 TSI (turbo) de 105 cv e 16,8 mkgf para as duas mais caras, ambos três-cilindros flex.
![Volkswagen Up! 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/29056ad8-a296-4d81-a259-f5233c6a6c10-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com a mudança na gama do Up!, o câmbio automatizado I-Motion foi aposentado de vez na VW, visto que o Fox já o havia abandonado.
Agora, a opção mais barata (dentro da marca) sem pedal de embreagem é o Gol. Com motor 1.6 16V de 120 cv e 16,8 mkgf e câmbio automático Tiptronic de seis marchas, o hatch custa R$ 57.260.
Apesar dos novos preços, o up! segue mais caro que o Fox. Com futuro incerto, o veterano tem controle automático de velocidade, câmera de ré e rodas de liga leve aro 16 por R$ 56.090.
Vale lembrar que, após jamais ter alcançado o sucesso esperado, o Up! tem futuro incerto no Brasil. O mais provável é que o modelo seja descontinuado após o fim de ciclo da primeira geração.
Em seu lugar, a Volkswagen deve unificar as gamas de Up!, Gol e Fox em um único htch compacto de entrada, muito provavelmente mantendo o nome já consagrado do Gol.
![Volkswagen Up! 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/9c293b90-0e7f-4b44-8a8c-f91db9fe5071-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)