Volkswagen vai cobrar assinatura para liberar equipamentos de segurança
Piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa podem ser adicionados ao VW ID.3 de forma totalmente online
Não é de hoje que falamos em sistemas de atualização over the air ou add-ons, ou seja, funções que podem ser contratadas pelo motorista sob demanda.
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A Tesla é uma das marcas pioneiras a oferecer esse tipo de comodidade, afinal é dessa maneira que mantém a manutenção preventiva de seus modelos. Mas a tecnologia over the air não parece estar mais limitada aos sistemas de infoentretenimento dos carros.
A Volkswagen planeja criar um programa piloto para o elétrico ID.3 que irá liberar funções sob demanda mediante pagamento. Entre elas estarão recursos de segurança como, assistente de permanência em faixa e o piloto automático adaptativo.
É isso mesmo que você entendeu. O carro poderá até sair de fábrica com esses equipamentos instalados, mas só será possível usá-los se for feita a contratação do serviço quando tiver necessidade.
Essa modalidade já deverá estar disponível em seis cidades alemãs até o final de 2021. “Se você tiver um ID.3 no futuro, recursos como assistência de viagem, assistência de faixa e ACC com stop and go podem ser adicionados sob demanda”, diz Klaus Zellmer, chefe de vendas da VW.
Além dos itens de segurança, também seria possível oferecer autonomia extra de bateria para os donos de elétricos que costumam rodar longas distâncias.
“Por exemplo, você tem um cliente com um veículo movido a bateria e se percebermos que ele faz viagens longas, podemos fornecer-lhe alcance adicional, de forma totalmente digital”, conclui Zellmer.
O novo modelo de negócio começará a ser testado com otimismo pela marca alemã e seus executivos já preveem que esse tipo de serviços ao usuários poderão valer centenas de milhões de euros para a fabricante já em 2025.
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