O Grupo Volkswagen tem grandes projetos para a Índia e eles incluem até mesmo um SUV compacto inédito da Skoda que pode ser usado como base para o novo SUV de entrada da VW no Brasil, previsto para 2022.
Uma forma de retribuir o favor pode ser oferecendo o Volkswagen Virtus, um projeto brasileiro, como base para a criação de um novo sedã compacto exclusivo para o mercado indiano. Ele seria o substituto do Volkswagen Vento, o Polo sedã da geração passada, que não foi vendido no Brasil.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90
E o projeto parece estar caminhando em um bom ritmo, porque o site indiano Rush Lane publicou flagras do Virtus circulando em testes em Pune, cidade próxima a Mumbai. E o carro ainda tinha um chamativo adesivo indicando a direção do lado esquerdo.
O novo sedã indiano não compartilhará o visual com o Virtus, mas alguns componentes podem ser aproveitados no projeto. A plataforma será quase a mesma: a MQB A0 IN se diferenciará apenas por alguns detalhes estratégicos próprios para o mercado indiano.
Com 4,48 m de comprimento e 2,65 m de entreeixos, o Virtus é grande para os padrões da Índia. Mas isso pode ser estratégico. A Skoda também terá um sedã derivado da mesma plataforma e recentemente o chefe da Skoda para a Índia, Zac Hollis, confirmou por meio de uma série de tweets que a marca terá um sedã maior que o Rapid até o final de 2021.
Quem pode ser aproveitado é o motor 1.0 TSI. Uma versão com 110 cv e 17,8 kgfm já está em uso no VW Vento, mas pode ganhar mais potência e se aproximar dos 120 cv. Quem também é cogitado pela imprensa indiana é o novo motor 1.5 TSI de 150 cv combinado com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, presente no T-Roc vendido por lá.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.