Volvo registra novos nomes e pode ter família de hatches EVs no futuro
Novo padrão coloca o prefixo 'E' para designar as versões elétricas; Recharge deve ser reservado apenas para híbridos plug-ins
Se você não ficou animado com a possibilidade do novo Volvo XC90 elétrico mudar seu nome para Embla, talvez essa descoberta te alivie um pouco.
O site Auto Express descobriu que a Volvo registrou uma série de nomes no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, que dão a entender uma nova padronização na nomenclatura dos modelos da marca.
Os nomes se manteriam os mesmos – com o prefixo XC para os SUVs, C para os SUVs cupês, S para os sedãs e V para as peruas. A diferença seria que os modelos 100% elétricos ganhariam a letra E no começo. O site britânico descobriu que já foram registrados os nomes EXC90, EXC60, EXC40 e EC40, que seriam as novas versões elétricas dos SUVs já existentes.
Com esse novo esquema, o nome “Recharge” utilizado nos no C40 elétrico e em modelos híbridos plug-in ficaria deslocado. É possível que ele seja usado para apenas para os PHEV, facilitando assim diferenciar um tipo de eletrificação da outra.
Aproveitando o pacote de novos nomes, aparentemente, a Volvo preparou o terreno para um possível hatch elétrico. Assim como as letras designam a carroceria, o número ao lado se refere ao tamanho. E nesse pacote de nomes registrados, apareceu o EX30.
Pela combinação, é possível afirmar que ele seria um dos menores da marca. Porém, a letra “X” solitária cria dúvidas sobre o que estaria por vir. No passado, a montadora sueca tinha o C30, um hatch de duas portas que não passou da primeira geração.
Para isso, a montadora precisaria de uma plataforma nova. Atualmente a SPA2 comporta apenas veículos maiores que o S60.
Independente de qual modelo seja, a marca já está preparando toda uma nova família, já que os nomes EX40, EX60 e EX90 também foram registrados. Embora hatches não sejam os modelos mais populares hoje em dia, esses novos lançamentos chegariam para rivalizar com o Renault Zoe, Fiat 500e, Peugeot e-208 e Dacia Spring, alguns dos hatches que quase sempre aparecem entre os EVs mais vendidos na Europa. Porém, vale a ressalva: são apenas especulações.
Outros modelos já conhecidos também tiveram seus nomes garantidos, caso ganhem uma versão elétrica no futuro. É o caso dos sedãs ES60 e ES90 e das peruas EV60 e EV90.