Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volvo XC90 recebe segundo facelift e chega ao Brasil em 2025

Agora sem versões a diesel, SUV passa a estar disponível apenas com motorização híbrida plug-in ou híbrida leve, sempre a gasolina

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 4 set 2024, 17h04 - Publicado em 4 set 2024, 17h00
Volvo XC90
Volvo XC90 (Divulgação/Volvo)
Continua após publicidade

A tendência das montadoras está sendo frear a eletrificação total. Logo, nada mais justo que a Volvo rejuvenescer um dos seus carros-chefes e que ainda mantém um motor a combustão interna.

Aos dez anos de idade, a atual geração do XC90 recebe o seu segundo facelift. Ele estava precisando, já que seu visual estava ficando um tanto desatualizado em relação aos modelos mais recentes da Volvo, como o recém lançado EX90, também considerado como sua contraparte elétrica.

Volvo XC90
Toda a dianteira foi reestilizada (Divulgação/Volvo)

Os faróis, antes mais arredondados, agora acompanham o formato de ‘T’ dos DLRs de LED. A grade tem novas linhas diagonais cromadas e manteve o logo da Volvo centralizado. O para-choque é totalmente novo, com novas entradas de ar verticais nas extremidades e uma abertura maior na base.

Compartilhe essa matéria via:

Por outro lado, na traseira as mudanças quase não existem. Para não dizer que está exatamente igual, a Volvo alterou levemente os desenhos internos das luzes. Mas foi só isso.

Continua após a publicidade
Volvo XC90
Na traseira as mudanças foram mais discretas (Divulgação/Volvo)

Na cabine há mudanças mais significativas, porém o design geral da cabine continua um tanto conservador. Por exemplo, o quadro de instrumentos digital ainda é emoldurado no painel, ao invés de ser uma pequena tela flutuante atrás do volante.

Porém, a Volvo promoveu melhorias na central multimídia. De meras 9’’ ela passou para 11,2’’. Outro detalhe é que ela tem uma resolução melhor já que a densidade dos pixels foi aumentada em 21%, de acordo com a montadora. Ela mantém o formato de tablet, a diferença é que não está mais presa ao painel.

Volvo XC90
Volvo XC90 (Divulgação/Volvo)
Continua após a publicidade

Foram tantas mudanças na central multimídia que a Volvo até preparou um comunicado específico para isso. No geral, eles melhoraram o layout do sistema Google Built-in, adicionando à tela inicial os aplicativos mais usados e os modos de condução, como o modo 100% elétrico das versões plug-in. Segundo a marca, a partir do ano que vem a atualização chegará para todos os modelos construídos a partir de 2020 que utilizam o sistema operacional.

Para o acabamento, a montadora mudou um pouco o formato do painel, deixando-o mais horizontal. Há também novas inserções feitas de materiais reciclados e novas saídas de ar verticais.

Volvo XC90
Volvo XC90 (Divulgação/Volvo)

Já o isolamento acústico também foi aprimorado em determinadas partes. Isso permite aos passageiros aproveitar melhor o sistema de som da Bowers & Wilkins, capaz de reproduzir a acústica de um palco, sala de concertos ou clube de jazz.

Continua após a publicidade

Sobre a dinâmica, o XC90 recebeu alterações na suspensão a ar. É possível rebaixá-la em até 20 mm para melhorar a aerodinâmica na estrada ou então suspender em 40 mm para passar por obstáculos mais facilmente. Há ainda um sistema de chassi ativo, que ajuda a melhorar o conforto monitorando o asfalto e o motorista 500 vezes por segundo.

Volvo XC90
Interior ganhou novas saídas de ar (Divulgação/Volvo)

O XC90 será vendido apenas com motores híbridos a gasolina, já que as versões a diesel foram extintas. A versão T8 PHEV, topo de linha combina um motor 2.0 turbo de quatro cilindros e um motor elétrico, alimentado por uma bateria de 14,7 kWh. Ao todo, ele rende 462 cv e 72,2 kgfm e oferece uma autonomia de 70 km pelo ciclo WLTP.

A Volvo menciona ainda duas versões híbridas leves, B5 e B6, que usam um sistema elétrico de 48 V para reduzir as emissões em aproximadamente 15%. Ambas combinam motor turbo de quatro cilindros que trabalha em ciclo Miller, justamente para melhorar a economia de combustível.

Continua após a publicidade
Volvo XC90
Tela central foi a principal mudança da cabine (Divulgação/Volvo)

De acordo com os números divulgados pelo site britânico Autocar, o B5 chega aos 247 cv e tem média de consumo de 14,11 km/l. Enquanto isso o B6 tem potência de 296 cv e médias de 31,47 km/l.

O novo XC90 começa a ser produzido e entregue ainda no final deste ano. A Volvo já confirmou que o SUV reestilizado chegará ao Brasil em 2025, assim como o XC60, que também ganhará um facelift.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.