Amarok R? Nova geração terá versão esportiva como a Ford Ranger Raptor
Mesmo com a mesma arquitetura, Ranger e Amarok podem ter versões "extremas" totalmente distintas e com motores diferentes
Não é novidade que a próxima geração da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok terão a mesma plataforma. Porém, ainda não é certo se a Ford compartilhará com a empresa alemã as informações do projeto Raptor, versão mais potente e voltada para off-road da picape americana.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Segundo informações obtidas pelo site CarsGuide, aparentemente isso não parece ser um problema para a Volks. A resposta para Ranger Raptor, poderia vir diretamente da Austrália, graças a uma parceria com a empresa Walkinshaw Performance.
VW e Walkinshaw, na verdade, já são boas amigas. A empresa australiana foi a responsável por trabalhar na Série W da Amarok, composta pelas versões W580, W580s e a W580X, que tem entregas programadas para abril.
Ao ser questionado se a parceria era possível, Ryan Davies, Diretor de Veículos Comerciais da VW, respondeu ao CarsGuide: “É definitivamente uma opção. É o que precisamos investigar agora.”
A parceria entre as empresas já rendeu 1.000 unidades vendidas. A Volks pretende manter o sucesso aumentando o número para 1.500 em 2022.
Diversas opções de motorização
A estrutura de Ranger e Amarok será idêntica, mas o motor talvez não. A Ford já anunciou que a nova Ranger terá como opções o motor V6 3.0 turbodiessel de 257 cv e 61 kgfm e o 2.0 turbodiesel com opção de turbo simples e biturbo, que ainda não tiveram seus números de potência e torque divulgados.
A VW ainda faz mistério sobre o trem de força da nova geração da Amarok 2023. Os motores da rival-irmã são opções prováveis, entretanto, Lars Menge, chefe de marketing de produtos da Volkswagen, deixou claro que opções não faltam.
“Em termos de mecânica, continuaremos a usar motores diesel TDI altamente eficientes para a nova Amarok”, disse Menge ao CarsGuide. “E também haverá um poderoso V6 TDI disponível no futuro, além de outras unidades de potência específicas em cada caso. Ou seja, dependendo do mercado, o Amarok avançará com eficiência e potência como veículo a diesel ou a gasolina”.
As duas picapes serão produzidas na mesma fábrica, na África do Sul. Contudo, a Ranger também será montada na Tailândia e Argentina, o que viabiliza sua chegada ao Brasil em 2023.
Quanto à Amarok, que terá um programa global de lançamento no fim de 2022, a estratégia da Volkswagen é focar suas vendas na Europa, África e nos países árabes. Logo, não devemos vê-la nas concessionárias brasileiras.