Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Amarok R? Nova geração terá versão esportiva como a Ford Ranger Raptor

Mesmo com a mesma arquitetura, Ranger e Amarok podem ter versões "extremas" totalmente distintas e com motores diferentes

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 fev 2022, 19h32 - Publicado em 3 fev 2022, 19h31
next-generation-volkswagen-amarok-teasers (1)
amarok (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Não é novidade que a próxima geração da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok terão a mesma plataforma. Porém, ainda não é certo se a Ford compartilhará com a empresa alemã as informações do projeto Raptor, versão mais potente e voltada para off-road da picape americana.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Segundo informações obtidas pelo site CarsGuide, aparentemente isso não parece ser um problema para a Volks. A resposta para Ranger Raptor, poderia vir diretamente da Austrália, graças a uma parceria com a empresa Walkinshaw Performance.

VW e Walkinshaw, na verdade, já são boas amigas. A empresa australiana foi a responsável por trabalhar na Série W da Amarok, composta pelas versões W580, W580s e a W580X, que tem entregas programadas para abril. 

Ao ser questionado se a parceria era possível, Ryan Davies, Diretor de Veículos Comerciais da VW, respondeu ao CarsGuide: “É definitivamente uma opção. É o que precisamos investigar agora.”

Continua após a publicidade
next-generation-volkswagen-amarok-teasers (1)
(Divulgação/Volkswagen)

A parceria entre as empresas já rendeu 1.000 unidades vendidas. A Volks pretende manter o sucesso aumentando o número para 1.500 em 2022.

Diversas opções de motorização

A estrutura de Ranger e Amarok será idêntica, mas o motor talvez não. A Ford já anunciou que a nova Ranger terá como opções o motor V6 3.0 turbodiessel de 257 cv e 61 kgfm e o 2.0 turbodiesel com opção de turbo simples e biturbo, que ainda não tiveram seus números de potência e torque divulgados.

A VW ainda faz mistério sobre o trem de força da nova geração da Amarok 2023. Os motores da rival-irmã são opções prováveis, entretanto, Lars Menge, chefe de marketing de produtos da Volkswagen, deixou claro que opções não faltam. 

Continua após a publicidade
next-generation-volkswagen-amarok-teasers (1)
(Divulgação/Volkswagen)

“Em termos de mecânica, continuaremos a usar motores diesel TDI altamente eficientes para a nova Amarok”, disse Menge ao CarsGuide. “E também haverá um poderoso V6 TDI disponível no futuro, além de outras unidades de potência específicas em cada caso. Ou seja, dependendo do mercado, o Amarok avançará com eficiência e potência como veículo a diesel ou a gasolina”.

Nova Volkswagen Amarok W580X teve primeiros detalhes adiantados pela montadora
Amarok W580X é a integrante da Série W com maior vocação para o off-road. Se a parceria da VW com a Walkinshaw se concretizar, podemos esperar um modelo equivalente a este para concorrer com a Ranger RaptorWalkinshawWalkinshawW (Divulgação/Volkswagen)

As duas picapes serão produzidas na mesma fábrica, na África do Sul. Contudo, a Ranger também será montada na Tailândia e Argentina, o que viabiliza sua chegada ao Brasil em 2023. 

Quanto à Amarok, que terá um programa global de lançamento no fim de 2022, a estratégia da Volkswagen é focar suas vendas na Europa, África e nos países árabes. Logo, não devemos vê-la nas concessionárias brasileiras.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.