A Renault provocou a Volkswagen ao usar o Up! em uma série de vídeos criados para valorizar as características de seu novo subcompacto, o Kwid. Mas a Volks reagiu: colocou Rafinha Bastos em um Up! para mostrar que não é bem assim…
Curiosamente, os vídeos da Renault foram tirados do ar em poucos dias, mas permanecem no ar em alguns canais que republicaram o vídeo.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=CNk-AsQT-yk&w=680&h=383]
O primeiro deles dá a entender que o VW Up! é tão apertado que o deixa os passageiros do banco traseiro corcundas. No outro, insinua que o Up! é tão baixo que os passageiros precisam sair para passar por uma lombada. Curiosidade: neste vídeo o interior na verdade é do Fiat Mobi, este sim bem apertado.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=RrjO7Th_j-8&w=680&h=383]
Rafinha usa seus 1,99 m de altura como argumento de que o Up! é espaçoso sem sentar-se no banco de trás. E coloca outros três amigos no carro para passar por uma lombada – entre eles está Rodrigo Fernandes, do Jacaré Banguela, que não é pequeno. Poderiam ter escolhido uma lombada maior…
O argumento da segurança é que pode gerar dúvidas. O Renault Kwid zerou testes de colisão do Global NCAP em sua versão indiana, mas a marca diz ter reforçado a estrutura do carro brasileiro, que terá airbags laterais de série – coisa que o Up! não possui.
Por sua vez, o subcompacto da VW não receberia nota máxima em segurança no Latin NCAP (conforme tão alardeado) sob as novas regras do órgão, que se tornou mais rigoroso em 2016. Sem controle de estabilidade, o Up! não receberia mais que três estrelas hoje.